Aparecida troca jamelões por ipês nas ruas para evitar acidentes de trânsito

Por Allan David

15 de março de 2021

Por Allan David

15 de março de 2021

Foto: Enio Medeiros

Operação começou nesta segunda-feira (15) com a substituição de 165 exemplares na Avenidas das Mangueiras, no Jardim Mont Serrat; ipês já crescem no local

Para reduzir os acidentes de trânsito causados pelos frutos do jamelão, que caem no asfalto e deixam o piso escorregadio, a Prefeitura de Aparecida começou a substituir nesta segunda-feira (15) os exemplares da espécie plantados na Avenida das Mangueiras, no Jardim Mont Serrat. Eles darão lugar a ipês rosa, já plantados na via.

Na operação serão substituídas 165 árvores de jamelão. Elas ocupam o canteiro central nos cerca de 2 quilômetros de extensão da Avenida das Mangueiras.

O trabalho deve terminar até esta quinta-feira (18), segundo estima a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SDU). Ao menos 15 servidores e cinco caminhões participam da força-tarefa.

A SDU vai trocar por ipês rosa os jamelões plantados nas principais avenidas de Aparecida. Na próxima etapa serão substituídos os jamelões da Avenida W5, no setor Santa Luzia, na Região Leste, onde também já estão plantados exemplares de ipê.

Essa operação ocorrerá ainda na Avenida 8, no Jardim Tiradentes; Avenida Santana, entre a Vila Souza e o setor Planície; Avenida Benedito Silvestre de Toledo, na altura do Bairro Independência e do setor Independência Mansões; e na Rua R-3, na Cidade Livre.

“É uma forma que nós temos para preservar a vida daqueles que circulam por aqui, seja com automóvel ou motocicleta, para que essas pessoas não sofram os acidentes que tantos outros sofreram nessas avenidas”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes. Ele participou da operação no Mont Serrat.

O gestor explicou que o ipê rosa foi escolhido por ser uma árvore nativa do cerrado, que no período chuvoso “fica com sua copa bonita”, com folhas. “E no período de seca é a única árvore que transmite uma beleza que poucas têm, que é quando ela floresce.”

Substitutos dos jamelões, ipês já crescem na Avenida das Mangueiras – Foto: Enio Medeiros

Uma comitiva de vereadores acompanhou o início dos trabalhos. “Vamos tirar uma árvore que está causando acidentes, transtornos, e substituir por uma árvore adequada, bem mais linda, que vai dar uma visibilidade excelente para a nossa cidade”, comentou o presidente da Câmara Municipal de Aparecida, André Fortaleza (MDB).

As folhas das árvores de jamelão serão reaproveitadas como adubo nos jardins públicos de Aparecida, e os troncos, doados a instituições filantrópicas da cidade.