Aparecidenses vão ganhar novo parque e quatro praças para lazer e convivência

Por Rackel Vieira

29 de junho de 2020

Por Rackel Vieira

29 de junho de 2020

Foto: Fernando Carrilho

Dando continuidade à agenda de lançamentos e inaugurações realizadas virtualmente como forma de evitar aglomerações e diminuir riscos de contágio da Covid-19, a Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), lançou nesta segunda-feira, 29, as obras de construção do Parque Vila Sul e mais quatro praças que irão beneficiar ainda os moradores dos setores Colina Azul, Estrela do Sul,Vila Brasília e Nova cidade.

O lançamento dos trabalhos foi transmitido ao vivo pelo facebook da Prefeitura e contou com a presença do prefeito Gustavo Mendanha, dos secretários Max Menezes (Desenvolvimento Urbano) e Gerferson Aragão (Esporte, Lazer e Juventude), Tatá Teixeira (Articulação Política), dos vereadores Edinho (PTC), Arnaldo Leite (MDB), Isaac Martins (PL), Araújo (MDB) e Vilmar Mariano (MDB), além do ex deputado federal, Marcos Abraão.

Segundo o prefeito Gustavo Mendanha, mesmo diante as circunstâncias de enfrentamento a uma pandemia, a Prefeitura vai continuar trabalhando em prol da cidade. “Vamos continuar investindo em saúde, educação, social, infraestrutura, em todas as áreas enquanto estiver no nosso alcance. Aparecida merece isso, e enquanto houver recursos, haverá obras. Em breve estaremos inaugurando esses espaços, e se Deus permitir, de forma presencial”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha.

Com obras já iniciadas o Parque Vila Sul terá ampla área verde e os trabalhos serão divididos em duas etapas. A primeira etapa, conta com 9,7 mil metros quadrados, onde serão implantados playground e Academia da Terceira Idade (ATI) em piso emborrachado, área de convivência, pergolado metálico em forma de pétalas, passeios em pavimento intertravado, pista de caminhada dupla – sendo uma em concreto natural e a outra em concreto pigmentado – e piso tátil em toda extensão da calçada.

Também consta no projeto rampas de acessibilidade, bancos, mesas com banquetas, ampla área verde com grama esmeralda, jardinagem e iluminação em toda sua extensão. Com recursos do Governo Federal o investimento no Parque será de R$ 994 mil. Já a segunda etapa contará com 1,9 mil metros quadrados na divisa dos setores Vila Sul e Vila Brasília. No local será construída uma praça para a população. Nela haverá uma pista de caminhada em concreto e piso tátil em toda sua extensão, rampas de acessibilidade e Campo Society com dimensão de 36 metros de comprimento e 18 metros de largura.

O vereador da região, Edinho, agradeceu a chegada da obra no setor, que foi um anseio dos moradores por muitos anos. “Apesar de não podermos usufruir desses espaços enquanto a pandemia perdurar, estamos felizes porque sabemos que não fomos esquecidos. Logo toda a população da região Vila Sul contará com um parque e praça totalmente equipada para lazer e prática de atividades físicas”, comemorou.

Obras no Parque Vila Sul

Praça Colina Azul – Com área de 9,3 mil metros quadrados, a Praça Colina Azul, localizada na Avenida Sabiá e rua Cardeal, vai conter área de convivência, academias de ginástica, playground, arborização, gramado e pista de caminhada. A reforma inclui o estádio do local que ganhará novas arquibancadas e alambrado em volta do campo, além de um novo vestiário e iluminação. O investimento será de R$ 515 mil oriundos do Governo Federal e a previsão de conclusão da obra é de quatro meses.

Praça Estrela do Sul – Distribuídos em uma área de 9,8 mil metros quadrados, a Praça Estrela do Sul, situada na Avenida V1, com as ruas H-28 e H-51, Apm 1, no Conjunto Estrela do Sul, terá gramado, área de convivência, academia de ginástica, playground, pista de caminhada e nova iluminação. Além de um campo de futebol com grama sintética, alambrado e novo vestiário. A obra será concluída em até quatro meses. Com recursos do Governo Federal, está avaliada em R$ 563 mil.

Praça Estrela do Sul

Praça Vila Brasília – Localizada entre as Avenidas Rudá e Ingá, no setor Vila Brasília, a praça engloba uma área total de 1,6 mil metros quadrados, sendo 362 metros quadrados de grama esmeralda. A população local contará com ATI, playground, passeios em concreto usinado pigmentado, rampas de acessibilidade, estacionamento com pavimentação asfáltica, iluminação, arborização, bancos e pergolados em eucalipto tratado.

Praça Vila Brasília

Praça do Limoeiro – Com recursos provenientes do Tesouro Municipal, a Praça do Limoeiro, situada na Avenida Central com Rua Riviera, APM, Setor Nova Cidade, será totalmente revitalizada. A área de 1,8 mil metros quadrados de extensão, receberá uma nova pista de caminhada, playground, ATI com novos equipamentos de ginástica, jogos de mesa, bancos, pergolados, lixeiras e um novo paisagismo.

Praça do Limoeiro

Durante a videoconferência, o secretário da SDU, Max Menezes, ressaltou que mais obras devem ser lançadas nos próximos dias. “Estamos cumprindo com o compromisso de entregar 100 novas praças para a população até o final do ano. Nossas equipes estão trabalhando a todo vapor para levar esses benefícios para toda população”, pontuou.