Arrastão de combate ao mosquito Aedes percorre imóveis da Vila Maria e região

Por Solange Araújo

11 de fevereiro de 2020

Foto: Enio Medeiros

Ação faz parte da 23ª edição do Prefeitura em Ação, que nesta semana beneficia os mais de 30 mil moradores da região

Com o objetivo de eliminar possíveis focos de reprodução do Aedes Aegypt e de alertar os moradores e comerciantes da Vila Alzira e região, que os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, estão visitando todos os imóveis em um arrastão de combate a dengue. A ação, que busca eliminar os possíveis pontos de criadouro do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, integra os serviços da 23º edição do Prefeitura em Ação que beneficia os 30 mil moradores da região da Vila Maria nesta semana.

“Combater a dengue é uma tarefa muito importante que deve ser realizada todos os dias. É necessário que todos façam sua parte, por isso que em todas as edições do Prefeitura em Ação, as equipes da SMS passam a semana percorrendo os imóveis da região beneficiada para conscientizar os moradores sobre os ricos do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças”, explica o vice-prefeito Veter Martins que na ocasião representou o prefeito Gustavo Mendanha.

A força-tarefa anti-dengue está percorrendo todos os setores realizando entrega de panfletos educativos e colagem de cartaz nos pontos comerciais nos bairros Jardim Paraíso, Residencial Cândido de Queiroz, Jardim Monte Serrat, Jardim Bonança, Vila Alzira, Vila Maria, Jardim Palácios, Parque Primavera Transbrasiliana e Parque Santa Cecília. O mutirão se estenderá até o próximo sábado (15).

“A importância de ações educativas como essa é que nós vamos atingir os possíveis focos de proliferação do mosquito, alertando a população sobre os cuidados que devem ter com o mosquito e os riscos à saúde”, conta o coordenador de Saúde e Vigilância Ambiental, Iron Pereira.

Jéssica Marins Amorim trabalha no setor Vila Maria, e para ela o combate é um trabalho que deve ser realizado em conjunto. “É de grande importância os agentes de saúde estarem na comunidade para orientar sobre o mosquito transmissor da dengue. Devemos estar sempre atentos aos focos, e fazer com que a comunidade esteja sempre saudável”, comenta a farmacêutica.

Iron Pereira aconselha aos moradores que realizem as vistorias nas residências ao menos duas vezes por semana e tenham atenção redobrada no período chuvoso com baldes, garrafas e materiais que possam acumular água parada.

Prefeitura em Ação – Mais de 30 mil moradores da região do setor Vila Maria e região serão beneficiados nesta semana com o Prefeitura em Ação, que ocorre a cada 20 dias. As frentes de serviços contam com mais de mil servidores da prefeitura, e está percorrendo oito bairros da localidade fazendo roçagem de lotes baldios, recuperação do asfalto, revitalização da sinalização de trânsito e troca de lâmpadas, entre outros serviços.

Os atendimentos aos moradores neste 23ª Prefeitura em Ação vão ocorrer na sexta-feira (14) e no sábado (15), das 8h às 14h, na Escola Municipal Adelno Ariane. A unidade fica localizada na Avenida Odorico Neri, nº 576, Vila Maria. Assessoria jurídica, cadastro no Bolsa Família e outros programas, e consulta com oftalmologista são alguns dos principais serviços ofertados. Mas tem também emissão de fotos 3×4 e do cartão do idoso.