ASA reúne presidentes de bairros e esclarece situação de setores sem água tratada

Aparecida de Goiânia, 23 de agosto de 2013 – O presidente da Agência de Regulação dos Serviços de Saneamento Básico em Aparecida de Goiânia (ASA), Liosmar Evaristo Mendanha, reuniu-se na última quinta-feira, 22, com 14 presidentes de bairros de Aparecida que cobram agilidade nos serviços de abastecimento de água, manejo de água pluvial, coleta e tratamento de esgoto em setores que inda não possuem a cobertura da Saneago. Entre eles, o Retiro do Bosque, Jardim Miramar e Jardim Belo Horizonte.

Juntamente com sua equipe técnica, o presidente acompanhou os líderes de bairro em uma visita à sede da Saneago para mostrar o processo de implantação de água e esgoto no município. A comitiva seguiu até a barragem do João Leite, sistema produtor de água de Goiânia e Região Metropolitana. Os bairristas conheceram como funciona o abastecimento de água, condições e recursos que a adutora oferece até chegar à Estação de Tratamento de Água (ETA).

“Estamos constantemente solicitando à Saneago a celeridade na implantação da rede de água e esgoto em setores que não possuem o serviço. Infelizmente o processo é gradativo, mas a nossa perspectiva é de que nos próximos três anos todo o sistema de água seja universalizado em Aparecida”, explica o diretor da ASA, Elias do Chapéu.

Aparecida tem hoje 65% da população urbana atendida pela rede de água tratada e 20% de rede de esgoto. Segundo Liosmar Mendanha, com a finalização da licitação e a retomada das obras de implantação da rede de água, no valor de R$82 milhões, 89% da área territorial de Aparecida será universalizado com água. “Outros R$59 milhões serão destinados à implantação de 300 km de rede de esgoto, totalizando 30% de cobertura na cidade”, ressalta.

REQUISITO – Para cumprir o cronograma de pavimentação de todas as ruas habitadas até 2014 e receber os recursos necessários por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), bem como outros programas do Governo Federal, é essencial a cobertura de água e esgoto. Na última reunião de trabalho entre a Prefeitura de Aparecida e setores de saneamento, em junho, a Saneago garantiu que até 2016 todo sistema de água será universalizado.