Assistência Social abre mais de 500 vagas para Centros de Convivência

Por Rackel Vieira

10 de janeiro de 2018

Foto: Jhonney Macena

A Secretaria de Assistência Social de Aparecida de Goiânia abriu cerca de 500 vagas para  os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). São 394 vagas destinadas às crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, e 120 vagas para idosos. As inscrições podem ser realizadas nos Centros de Referência e Assistência Social do município (CRAS) em qualquer dia do ano. Os serviços são voltados para crianças e idosos que estão em situação de vulnerabilidade social, risco, isolamento, que sofreram algum tipo de abuso e também aos beneficiários de programas de baixa renda como Bolsa Família e Renda Cidadã.

De acordo com a diretora do CRAS e SCFV, Leidiane Marfim, os Centros têm como objetivo trabalhar o fortalecimento do convívio familiar, incentivar a socialização, além de estimular o desenvolvimento e autonomia dos usuários. “Os serviços têm caráter preventivo e proativo, a fim de resgatar crianças e adolescentes da rua, da drogatição e da marginalidade, ofertando a elas o caminho para um futuro melhor. No caso do idoso focamos no bem estar, tratando a depressão e isolamento, no qual várias atividades são aplicadas para que tenham uma velhice mais feliz e saudável”, destacou.

Entre os serviços oferecidos pelo Centro estão a recreação esportiva – por meio de treinos de futebol no Goiás Esporte Clube e na Escolinha de Futebol do Projeto Amigo da Criança -, aulas de dança, capoeira, natação e computação. “Fornecemos também aulas de reforço escolar em todas as unidades com pedagogas capacitadas, que orientam os alunos da rede nas tarefas escolares, a fim de melhorar o rendimento escolar dos pequeninos”, salientou a diretora, explanando ainda que ao longo do ano são programadas diversas atividades dentro e fora das unidades como cinema, teatro e gincanas.

Aparecida possui, no total, 12 Centros de Convivência que são dividos por grupo de faixa etária, sendo nove municipais e três de entidades conveniadas com a Prefeitura. As inscrições podem ser realizadas em um dos seis CRAS do município localizados na Praça CEU das Artes no setor Vera Cruz, Buriti Sereno, Nova Cidade, Vila Souza, Praça do CEU do Parque Flamboyant e Jardim Tiradentes. Para o cadastro é necessário o documento pessoal e comprovante de endereço. No caso do menor de idade acrescenta a documentação do responsável (identidade e CPF) e a certidão de nascimento do usuário.