Assistência Social promove exposição que retrata a condição feminina

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 14 de maio de 2013 – A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Aparecida de Goiânia promove nesta quarta-feira, dia 15, a mostra de bonecas denominada “O olhar da arte na condição feminina”. A exposição será aberta às 10 horas, no hall de entrada da Semas, e ficará aberta ao público até às 17 horas.  A solenidade contará com as presenças da secretária de Assistência Social, Carmem Sílvia, e de autoridades do município.

A mostra é composta por 30 bonecas com um metro de altura cada e retrata a luta da mulher, a descoberta dos problemas específicos, como a violência doméstica e a opressão, e estimula, através do conhecimento mais profundo sobre seus problemas, a luta pela conquista de uma posição justa e legítima na sociedade.

A exposição o “Olhar da arte na condição feminina” será levada, na sequência, para o Colégio da Fundação Bradesco, no Papilon Park. Lá ficará exposta internamente para os alunos nos dias 16 e 17. Já no dia 18, sábado, a mostra será aberta ao grande público que participará do Dia Nacional de Ação Voluntária, quando alunos e professores da Fundação Bradesco, além de colaboradores e familiares da Organização, realizarão atividades e darão apoio à comunidade, fazendo doações e atividades em benefício de uma instituição social.

A exposição das bonecas é uma ação que conta com parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria de Políticas para as mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira)

A superintendente da mulher da Semas Aparecida, Adriana Silveira Santos Bonifácio, explica que cada boneca da exposição tem um significado. “Cada boneca tem o olhar da arte feminina e busca as condições de expressão da mulher na violência, na gravidez na adolescência, nas drogas. Cada uma tem a sua expressão”.

Adriana afirma ainda que o objetivo da exposição é mostrar a realidade em que vive a mulher atualmente. “Queremos mostrar para a nossa sociedade a condição feminina com várias demandas de violência de diferentes formas. A arte vem para expressar essa questão do fortalecimento da igualdade de gênero”.

Significado

A exposição “O olhar da arte na condição feminina” foi criada em celebração ao Dia Internacional da Mulher e é uma homenagem da Semira às mulheres e um estímulo para que elas busquem conhecimento mais profundo sobre seus problemas específicos, despertando-as para a necessidade de se organizarem para a consolidação de sua verdadeira e legítima posição na sociedade.

Além do mais, faz uma homenagem ao ex-governador Henrique Santillo, precursor da institucionalização das políticas feministas no Estado, tendo criado em seu governo, ainda em 1987, a Secretaria da Condição Feminina – o primeiro organismo público similar na estrutura política do Brasil e da América Latina.

Carros

Também nesta quarta-feira, dia 15, a Secretaria Municipal de Assistência Social faz a entrega de seis novos veículos que serão utilizados pelas unidades da pasta. A solenidade será às 9 horas, no pátio da Secretaria.

Os seis veículos da marca Gol foram adquiridos com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e custaram R$ 154, 8 mil. Eles serão utilizados pelas unidades dos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) , do Centro Pop e do abrigo Dom Fernando.