Atividades do Janeiro branco no CAPS AD Criarte Vida são encerradas com auriculoterapia e palestra

Por Frederico Noleto

29 de janeiro de 2020

Por Frederico Noleto

29 de janeiro de 2020

Foto: Claudivino Antunes

O CAPS AD III Criarte Vida encerrou na manhã desta quarta-feira (29) sua agenda de atividades do Janeiro Branco com uma programação especial. Sessões de auriculoterapia e uma palestra sobre Psicopatologia com o psiquiatra Carlúcio Costa, que atende pacientes do Sistema Único de Saúde de Aparecida, levaram informação e saúde aos cerca de 50 usuários da Saúde Mental que estiveram por lá. Desde o início da semana foram realizadas na unidade diversas ações psicoeducativas como palestras, gincanas e terapias. “Terminamos nossa campanha do Janeiro Branco com excelentes ações. Essa palestra, por exemplo, é extremamente importante porque oferece oportunidade dos pacientes tirarem dúvidas que muitas vezes não se sentiriam confortáveis para expressar se não estivessem em um ambiente coletivo, e também para perceberem que seus problemas são muito mais comuns do que imaginam. E isso é um dos princípios do tratamento” – pontua Polyanna Costa, diretora da unidade.

Durante a palestra, o médico falou sobre a psicopatologia, que é a ciência que estuda as anormalidades psíquicas do ser humano e abordou sobre métodos utilizados para o diagnóstico e também as formas de tratamento das doenças que têm maior incidência em seu dia-a-dia de trabalho. Segundo o psiquiatra, em um exame psíquico são observados critérios como atenção, memória, orientação, sensopercepção, linguagem, inteligência e aspectos gerais do indivíduo, entre outros. “A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu Saúde como o completo bem estar físico, mental e social do paciente e não apenas a ausência de doenças em si. Portanto o conceito de ser normal é bastante subjetivo e eu poderia dizer que todos temos algo de anormal sob algum ângulo, sob algum aspecto. O mais importante é que não se tenha medo ou preconceito para pedir auxílio na obtenção de uma maior qualidade de vida, um maior bem estar” – explica Carlúcio Costa.

Usuários do CAPS AD III Criarte Vida assistem palestra do psiquiatra Carlúcio Costa durante programação do Janeiro Branco no município

“Profissionais e pesquisadores de todo o mundo convencionaram o mês de janeiro para intensificar a divulgação da necessidade de observarmos, discutirmos e cuidarmos uns dos outros no que diz respeito à Saúde Mental. Por isso, aproveitamos a data para chamar a atenção de todos para a importância deste cuidado, pois os problemas de ordem mental, em suas variadas formas e graus de intensidade, acabam afetando um em cada quatro indivíduos do planeta. Esse é um combate de todos.” – pontua Carolina Sartori, coordenadora de Saúde Mental do município. Ela explica que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza um trabalho considerado de referência, com uma das mais ramificadas e qualificadas redes de atendimento na área da Saúde Mental do país. Ao todo são cerca de 45 psicólogos e diversas equipes multiprofissionais espalhadas em diversas unidades de atendimento, todas funcionando 24 horas por dia.

Se você apresentar sintomas como tristeza profunda, falta de energia, delírios, dificuldades de se relacionar ou dependência química e necessita de ajuda profissional, dirija-se ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Bem-Me-Quer), onde uma dessas equipes indicará o tratamento adequado dentro da rede municipal de Saúde. Em casos de Urgência, a pessoa com transtorno deve ser levada à Unidade de Pronto Atendimento Geraldo Magela (UPA Flamboyant), que oferece atendimento psiquiátrico 24 horas por dia, todos os dias da semana. Além das quatro modalidades diferentes de CAPS (Bem Me Quer, Infantil, AD Adulto e AD Infanto Juvenil), a rede municipal também possui um Núcleo de Cuidados em Saúde Mental, responsável pelo acolhimento de casos não contempladas nas outras unidades. Para a população em situação de rua é atendida pelo Consultório Na Rua, que atua de forma itinerante em um trabalho de atenção integral à saúde. Para mais informações, ligue no número 3545-5969 / 9690 / 9106 ou no website da SMS. Você também pode utilizar o número 188, do Centro de Valorização à Vida (CVV) para obter auxílio em momentos de desespero.