Atletas de Aparecida recebem troféu de bicampeões dos Jogos Abertos de Goiás

Por Rafael Freitas

18 de setembro de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Investir e apoiar o esporte e os atletas de Aparecida de Goiânia, desde sua formação inicial nas escolas até o alto rendimento, é um dos objetivos da administração municipal. E como forma de coroar os investimentos feitos até hoje, Aparecida recebeu na manhã desta terça-feira, 18, o troféu de Bicampeã dos Jogos Abertos de Goiás. A 16ª edição do campeonato, que tem como objetivo promover o intercâmbio entre os estudantes e atletas dos 246 municípios do estado, foi realizada nos dias 07, 08 e 09 de setembro.

Os 300 atletas que representaram Aparecida na competição estadual se reuniram no Centro Integrado de Esporte (CIE), no Parque Trindade, para o recebimento do troféu juntamente com o prefeito Gustavo Mendanha e com o secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão. Durante o evento, Gerfeson afirmou que Aparecida de Goiânia tem se destacado no incentivo a esporte. “Este é um momento histórico para o esporte da nossa cidade, com nossos esportistas sendo reconhecidos por suas conquistas”. O troféu foi entregue pelo representante da Superintendência Estadual de Esporte e Lazer, Lusimar dos Santos.

O prefeito Gustavo Mendanha destacou que Aparecida vem se transformando numa potência esportiva. “Estou feliz em comemorar essa conquista junto com tantos atletas que se destacaram e representaram tão bem a nossa cidade. E para melhorar ainda mais o rendimento de todos, estamos trabalhando para inaugurar o quanto antes o Centro de Integrado de Esporte para que possamos atender e ter mais atletas com alto grau de rendimento para participar de mais competições, estaduais, nacionais e internacionais, em todas as modalidades esportivas”, garantiu o prefeito.

O atleta de taekwondo Bruno Chaves, 14 anos, comemorou a conquista. “Tive uma experiência muito importante e fico orgulhoso de fazer parte da história de uma cidade que é bicampeã dos Jogos Abertos”. Quem também estava satisfeito com a vitória coletiva da cidade era o técnico de natação Denis Diniz. “Nossa cidade está sendo destaque no esporte ao conquistar o título de bicampeã. Isso também serve de incentivo para os outros jovens”.

Modalidades

A cidade foi à campeã geral na somatória dos pontos nas seguintes categorias: atletismo, basquete, ciclismo, karatê, taekwondo, futsal, natação, xadrez, vôlei sentado e atletismo paraolímpico. A delegação aparecidense também foi destaque na capoeira (vice-campeã), judô (vice-campeã), basquete em cadeiras de rodas e jiu-jitsu (vice-campeã).

As conquistas renderam 183 pontos na classificação geral, colocando Aparecida de Goiânia em primeiro lugar na competição – mais que o dobro da segunda colocada Itumbiara que terminou a competição com 89 pontos. O secretário de Esportes de Itumbiara, Lídio representou os atletas da cidade ao receber o trofeu de segundo lugar.

Bolsa Atleta

Durante o evento de entrega do troféu dos Jogos Abertos, o prefeito Gustavo Mendanha assinou o decreto para criação do programa Bolsa Atleta – subsídio que será repassado mensalmente aos atletas aparecidenses com elevados índices técnicos e que representam a cidade em competições nacionais e internacionais. “Com o Bolsa Atleta nós vamos dar condições para que os nossos esportistas tenham mais condições de participar das disputas e conquistarem mais medalhas e índices”, ressaltou Gustavo que estava acompanhado do vice-prefeito de Aparecida, Veter Martins.

Centro Integrado de Esportes

Com 70% das obras concluídas, o Centro Integrado de Esporte (CIE) é o maior e mais completo para a prática esportiva e tem como objetivo principal abrir caminho para o atleta, desde o momento em que ele dá os primeiros passos em alguma modalidade esportiva até o topo de seu desempenho. O complexo esportivo será inaugurado ainda este ano.

Ao todo são 1,8 mil metros quadrados de área construída e 12 mil de área total, o espaço irá ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado. O projeto inclui arquibancada com capacidade para 185 pessoas; área de apoio com salas para administração, professores e técnicos; vestiários com chuveiros; enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público.