Atuação da Guarda reforça segurança e conquista confiança do cidadão aparecidense

Por Rafael Ceciliano

23 de outubro de 2018

Por Rafael Ceciliano

23 de outubro de 2018

Foto: Jhonney Macena

Dados da Ouvidoria da Guarda Civil Municipal comprovam: a população aparecidense confia no trabalho da Guarda e a maioria classifica suas atividades como boas ou ótimas. É o que mostra o Relatório Semestral de 2018 divulgado recentemente pela GCM. O estudo cumpre o Projeto de Relações Humanas da Guarda Civil – Servidor/Comunidade, em referência ao Plano Plurianual de Ação (PPA) idealizado pela Secretaria de Transparência, Fiscalização e Controle. De acordo com o inspetor ouvidor da Guarda, Lívio de Queiroz, os números positivos registrados podem garantir recursos para a corporação e confirmam o excelente trabalho desenvolvido pelos GCMs.

“Ouvimos a comunidade, os servidores públicos e os próprios guardas civis. As informações, sugestões e reclamações sobre os trabalhos prestados pela corporação, além das pesquisas nos mais diversos órgãos governamentais confirmaram a satisfação do cidadão em nosso trabalho. O anseio dos guardas é cada vez maior em estarem preparados para exercer de forma melhorada o bom exercício do dever e, claro, trazer segurança ao cidadão aparecidense”, destaca Lívio de Queiroz.

A partir de dados do Centro de Controle Operacional (CCO), a Guarda conseguiu recuperar nos seis primeiros meses de 2018, mais de 40 veículos em um total de 91 ocorrências. Mais de 180 ocorrências foram registradas e solucionadas em operações integradas de apoio à outras secretarias. Um total de 465 ocorrências voltadas à proteção do patrimônio público foram registradas e resolvidas pela Guarda Civil Municipal.

A produtividade do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) também surpreendeu de forma positiva de janeiro a junho deste ano. Mais de 17 mil consultas veiculares foram realizadas resultando em um total de 4,5 mil notificações de trânsito. O poder de polícia dado aos Guardas por meio de lei foi essencial para os resultados. “Além de proteção, prevenção e poder intensivo, agora a Guarda Civil pode atuar como deveria e colaborar no fortalecimento da segurança no município”, explica Lívio.

Principal corporação de enfrentamento da Guarda, as Rondas Ostensivas Municipais (ROMU) de Aparecida fizeram um verdadeiro trabalho de tropa de elite na cidade. Em seis meses, foram realizadas 656 abordagens de pessoas em atitude suspeita com 31 ocorrências registradas, entre elas, flagrantes de furto, roubo, tráfico de entorpecentes, recaptura de foragidos e apoio a outras forças de segurança. Pela ROMU, 12 veículos roubados foram recuperados.

Fiscalização dos Guardas – O baixo índice de denúncias sobre condutas dos Guardas Civis confirma o trabalho de excelência desenvolvido pela corporação. Apenas cinco denúncias foram registradas pela Ouvidoria e, segundo pesquisas de satisfação, a maioria da população e dos servidores públicos confiam no trabalho da GCM. “Desse número, três denúncias foram encaminhadas à Corregedoria da Guarda com sugestões de aplicação de sanções disciplinares e duas ainda estão em análise”, destaca o inspetor.

Os dados estatísticos levantados pela Ouvidoria comprovam a importância dada pela gestão à segurança pública municipal. Segundo o prefeito Gustavo Mendanha, o investimento na área é constante. “Investimos na capacitação dos profissionais, na aquisição de novas viaturas e armamento e estamos sempre buscando melhor qualidade de trabalho para os Guardas Civis.  Conhecendo a necessidade de cada um e como estão agindo em prol da sociedade aparecidense, melhoramos a estrutura e, com isso, damos condições dignas de trabalho”, relata o prefeito Gustavo Mendanha.