Aulas na rede municipal de ensino começam na próxima 2ª feira

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 17 de janeiro de 2014 – Os alunos da rede municipal de ensino de Aparecida retornam às aulas na próxima segunda-feira, 20, mas, segundo o secretário de Educação, Domingos Pereira, embora o prazo inicial para matrículas tenha sido estabelecido de 3 a 10 de janeiro, os alunos que não conseguiram efetuar suas inscrições ainda podem fazer a solicitação de vagas pelo site da prefeitura: www.aparecida.go.gov.br. O serviço de telematrícula já foi desativado.

“Ainda existem cerca de 2,5 mil vagas disponíveis para o Ensino Fundamental. Além disso, ainda estamos formando o cadastro de reservas para Educação Infantil, que até o momento possui 3,5 mil crianças cadastradas”, justificou o secretário de Educação Domingos Pereira. Ao todo foram disponibilizadas 12.419 vagas para alunos novatos, sendo 10.679 para ensino fundamental, de 1º ao 9º ano, e 1.790 para alunos da Educação Infantil, que atende crianças de zero a cinco anos.

Segundo Domingos Pereira, o número de novas vagas para educação infantil já incluiu as que serão abertas pelos cinco novos Cmeis do município, construídos nos setores Serra Dourada, Papillon Park, bairro Santo André,Tiradentes e Residencial Garavelo Park. “Com a migração natural de crianças dos Cmeis para escolas, e com os novos Cmeis, o déficit pela Educação Infantil existente no municípiov já foi reduzido em pelo menos 30%”, frisou o secretário. Com a entrega gradativa das novas unidades em construção – 43 ao todo – o município criará mais de 5 mil novas vagas, possibilitando o atendimento de todas as crianças e a formação de novas vagas.

Assim que ingressarem na rede municipal de ensino, os alunos novatos receberão kits de uniformes. A entrega será coordenada por cada escola que deve fazer um levantamento da quantidade de alunos novatos e informar à SME, que repassa os kits. No ano passado, a prefeitura entregou 79 mil kits de uniformes contendo duas camiseta, short, tênis e dois pares de meias. “A preocupação da administração é oferecer todas as condições para o aprendizado dos nossos alunos, incluindo um ambiente escolar adequado, seguro, com alimentação balanceada”, destaca Domingos Pereira.

Climatização e segurança reforçada

Para compor um ambiente escolar favorável ao bem estar e aprendizado dos alunos, a Secretaria Municipal de Educação investiu recentemente na climatização de todas as 67 unidades escolares existentes no município. Ao todo, foram instalados 1.640 aparelhos de ar condicionado em todas as salas de aula e salas de coordenação e diretorias. O investimento total foi de R$ 4 milhões. Os novos Cmeis a serem inaugurados a partir deste ano também receberão o mesmo benefício.

A segurança, outra preocupação da SME, também vem sendo reforçada pelo município com a instalação de equipamentos de videomonitoramento. Com o investimento de R$ 2,4 milhões, do próprio Tesouro Municipal, foram adquiridas 864 câmeras que estão sendo distribuídas de acordo com o tamanho de cada unidade. “Nossa preocupação é zelar pela segurança das nossas escolas, além de deixar funcionários, pais e alunos mais tranquilos diante as ações recorrentes de vandalismo contra as nossas escolas”, explicou o secretário Domingos Pereira.

As câmeras começaram a ser instaladas em dezembro do ano passado e a SME aproveitou o período de férias escolares para acelerar esse processo. A câmeras serão monitoradas, em tempo real, pela Guarda Civil Municipal e pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que já realiza o monitoramento na cidade.

A central de videomonitoramento fica localizado no Setor Central. Em caso de tentativa de crimes nas escolas, a ronda da Guarda Municipal mais próxima será acionada e poderá se descolar até o local com mais rapidez, evitando a depredação das unidades escolares. “Ainda temos uma parceria com as polícias Civil e Militar, que auxiliarão a guarda”, completa o secretário.