Blitz do Outubro Rosa orienta aparecidenses na prevenção ao câncer de mama

Por Allan David

24 de outubro de 2019

Por Allan David

24 de outubro de 2019


Foto: Jhonney Macena

Promovida pela Prefeitura de Aparecida, ação de caráter informativo ocorreu nesta quinta-feira, 24, na Avenida Independência; confira os próximos eventos da campanha

O Outubro Rosa ainda não acabou. Até o fim deste mês, várias ações idealizadas pela Prefeitura de Aparecida ocorrerão em diferentes pontos da cidade para conscientizar a população da importância de se prevenir e tratar precocemente o câncer de mama. Foi o que aconteceu nesta quinta-feira, 24, na blitz informativa realizada pela Secretaria de Assistência Social (Semas) na Avenida Independência, na altura do setor Serra Dourada.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, coordenou os voluntários na blitz. Ela interagiu pessoalmente com a comunidade feminina incentivando a realização do autoexame preventivo ao câncer de mama. “Você, mulher, precisa se cuidar, olhar no espelho, ver e gostar daquela imagem que você está vendo. Muitas mulheres estão doentes devido à baixa autoestima e não têm se preocupado consigo mesmo. E nós queremos despertar esse sentimento de cuidado e zelo”, ressaltou Mayara.

Depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o tipo mais comum entre aqueles que acometem as mulheres no Brasil e no mundo. Em palestra promovida recentemente no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) pela Semas, através da Secretaria Executiva da Mulher, o médico Ruffo de Freitas Júnior confirmou esse dado. Especialista em mastologia e oncologia, Ruffo detalhou os principais sintomas da doença. São eles: mudança no formato da mama; saída de líquido de origem desconhecida; vermelhidão, ardor ou coceira; ferida na pele; afundamento ou refração; nódulo na mama ou axila; veia facilmente observada e crescente; mudança na textura; imersão ou mudança no formato do mamilo; dor constante na mama ou axilas.

As equipes engajadas na blitz “Um Toque de Amor por Você” buscaram esclarecer esses sintomas nas abordagens feitas junto aos populares. Enquanto uns voluntários entregavam panfletos alusivos à campanha, outros faziam orientações no tête-à-tête, conversando individualmente com quem passava pela Independência.

Thaís Marques, de 27 anos, disse que entendeu a seriedade do recado. Moradora da Região Central de Aparecida, Thaís, que é estudante, enalteceu a ação educativa proposta pela Secretaria de Assistência Social. “Eu já faço a prevenção e vejo como muito interessante essa iniciativa porque incentiva o pessoal a continuar se prevenindo”, comentou Thaís.

Fundamentada nesse argumento, a secretária executiva da Mulher, Eudenir de Souza, justificou a adesão já permanente do município de Aparecida à campanha Outubro Rosa. “A prevenção é o melhor remédio. Sabemos que quanto antes nós descobrirmos a doença, nós temos mais chances de cura, e isso ajuda o próprio poder público. Vale a pena essa conscientização. Eu estou vendo o resultado da nossa campanha; aumentou o número de mamografias feitas no nosso município e estão sobrando mamografias nas unidades de saúde”, pontuou Eudenir.

A gerente financeiro Adriana Araújo, de 42 anos, que mora no setor Recanto do Cerrado, em Aparecida, se surpreendeu com a mobilização de hoje. “Achei maravilhosa essa iniciativa. É uma ação muito legal”, sintetizou Adriana.

Agenda da próxima semana

A agenda da campanha Outubro Rosa em Aparecida segue na próxima semana com mais dois eventos abertos ao público. Na terça-feira, 29, a Secretaria Executiva da Mulher promoverá uma roda de conversa às 14h no CRAS do Jardim Tiradentes. Na quarta-feira, 30, a pasta realizará outra roda de conversa, também às 14h, desta vez no Centro de Formação Integral (Cenfi).

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)