Bolo gigante e anúncio do Governo Federal marcam aniversário de 91 anos de Aparecida

Foto: Edgar Lima

Aparecida de Goiânia, 11 de maio de 2013 – “Que linda minha cidade! Que linda essa festa! Estou emocionada, de verdade”. A frase sincera é de Dona Simone, aparecidense, 53 anos, que participou da festa de aniversário de Aparecida de Goiânia na manhã deste sábado (11) no centro da cidade. Orgulhosa, ela comeu um pedaço do bolo de 91 metros feito especialmente para a comemoração e garantiu: “Se Deus quiser, vou estar viva para o aniversário de 100 anos dessa cidade que não para de crescer”.

Dona Simone tem razão. Com quase um século, Aparecida de Goiânia cresce a cada dia. Tanto que em pouco mais de quatro anos dobrou sua execução orçamentária, de R$ 308 milhões para R$ 612 milhões. Para que esse progresso continue, inúmeras novidades foram anunciadas durante o desfile cívico na manhã deste sábado.

Representando a Presidenta Dilma Rousseff, o subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, Olavo Noleto, anunciou que o convênio com o Governo Federal para a construção do Hospital Municipal de Aparecida será assinado ainda este ano, um presente da presidenta Dilma para a cidade.

O prefeito Maguito Vilela destacou a construção do 3º Fórum Municipal de Aparecida e da Alameda da Paz, projeto que liga o centro à Avenida São Paulo, na divisa do município com Goiânia. Ao garantir o curso de formação aos 250 convocados na Guarda Municipal que estavam nas arquibancadas, o prefeito agradeceu a presença de todos. “São vocês, o maior patrimônio dessa cidade. Juntos, vamos fazer de Aparecida a melhor cidade para se viver”, enfatizou o peemedebista.

O desfile contou ainda com a participação do governador Marconi Perillo, que ressaltou a parceria do município com o governo estadual e salientou obras como o Vapt-Vupt do Setor Garavelo, a reconstrução e iluminação da GO-040, reformas de todas as escolas estaduais e construção do Instituto Médico Legal (IML) de Aparecida “Aparecida é a segunda cidade mais importante do Estado e precisa de estrutura adequada para atender sua população”, justificou.

Estiveram presentes ainda todos os secretários da administração municipal e vereadores, além dos deputados federais Sandro Mabel e Pedro Chaves (PMDB); a senadora Lúcia Vânia (PSDB); os deputados estaduais Daniel Vilela (PMDB), Mauro Rubem (PT), Marlúcio Pereira (PTB) e Ademir Menezes (PSD); o presidente da Câmara, vereador Gustavo Mendanha e outras autoridades.

Desfile conta a história e os avanços de Aparecida

Enquanto no céu uma apresentação de parapentes deixava a festa ainda mais bonita, na Avenida Independência as conquistas de Aparecida eram retratadas às milhares de pessoas que acompanhavam tudo das arquibancadas e do gramado.  Uma estrutura coberta foi montada para que a população presente acompanhasse o tradicional desfile cívico com maior comodidade.

O desfile começou com a execução dos hinos de Aparecida de Goiânia e Nacional, cantados por um coro infantil. Carros alegóricos lembraram a história do município, como o carro do pequi, a maquete da Igreja Matriz e o caminhão da Associação de Catireiros Foliões e Quadrilhas de Aparecida de Goiânia. A festa também surpreendeu pela pontualidade. Foi iniciada às 8h30 e encerrada ao meio-dia, conforme a comissão organizadora havia estipulado.

O desfile contou com a participação de todas as secretarias do município, que apresentaram seus principais serviços prestados; de escolas municipais e estaduais; dos PETI’s e outros grupos assistidos pela Secretaria de Assistência Social; da Polícia Militar; Polícia Civil; Corpo de Bombeiros; associações de moradores; associações de idosos, bandas marciais de municípios convidados, como Guapó e Hidrolândia; instituições parceiras do município como a Associação Vida Abundante (AVA); entre outras participações.

APARECIDA É SHOW – As comemorações de aniversário de Aparecida continuam com a programação do Aparecida é Show. A grande atração desta noite é o cantor sertanejo Gustavo Lima. Artistas locais, rodeio, boates, parque de diversões, praça de alimentação e estantes de exposição completam as atrações da grande festa, que será encerrada amanhã, domingo (12), com show do cantor Leonardo. Em homenagem ao Dia das Mães, as mulheres não pagarão entrada.