Busca ativa por pessoas com sintomas de Covid-19 em Aparecida chega ao Buriti Sereno

Por Daniela Ribeiro e Polliana Martins

29 de julho de 2020

Por Daniela Ribeiro e Polliana Martins

29 de julho de 2020


Foto: Agentes de Endemias realizam visitas domiciliares no setor Buriti Sereno - Foto Enio Medeiros

Com mais de 47 mil testes RT-PCR já realizados no município, a Prefeitura reforça ainda mais a testagem e o diagnóstico precoce com visitas domiciliares nos bairros com mais casos ativos da doença

Desde segunda-feira, 27, está sendo realizada em Aparecida, pela Prefeitura, uma ação pioneira em Goiás que tem como objetivo ampliar a testagem em massa da população para Covid-19 e diagnosticar precocemente a doença, evitando assim o agravamento dos casos e até mortes. Os agentes de combate a endemias (ACE’s) e agentes comunitários de saúde (ACS’s) começaram o arrastão pelo setor Independência Mansões  e hoje 135 ACE´s deles entraram no Buriti Sereno, bairro com maior número de casos ativos de Covid-19 na cidade. Dos 1.624 casos ativos hoje, segundo boletim epidemiológico desta terça-feira (28), 87 se concentram no setor, que também é o maior de Aparecida.

Os agentes vão de casa em casa em uma busca ativa para localizar pessoas com sintomas da infecção e encaminhá-las para a testagem com o exame RT-PCR na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. “Trabalhamos para proteger a população de Aparecida e para isso temos utilizado estratégias ousadas, criativas e com eficácia científica comprovada. Agora vamos buscar possíveis infectados em suas residências e conhecer a realidade de cada pessoa e família para identificar mais casos. A partir daí, vamos isolar e tratar os doentes antes que a doença deles se agrave, garantindo mais tranquilidade e conforto para os moradores do município”, afirmou o secretário de saúde, Alessandro Magalhães.

Dados da secretaria de Saúde mostram que Unidades Básicas de Saúde que já estão aptas para a realização dos exames RT-PCR, fizeram a coleta de mais de 350 amostras apenas na terça-feira, dia 28. Sendo que a UBS Independência Mansões, primeiro bairro da busca ativa, coletou mais de 170 amostras em pessoas que apresentaram sintomas.  “O encaminhamento das pessoas com suspeita da doença segue protocolos técnicos. Uma parte essencial do nosso trabalho, para além de testar, isolar e tratar, como orienta a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a de conhecer a realidade da Covid-19 no município, em geral, mas também na vida das pessoas de diferentes regiões. Dessa maneira, oferecemos os cuidados necessários com excelência e precisão”, pontuou o secretário.

Com a busca ativa, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia continua ampliando a testagem em massa iniciada no dia 22 de abril com a contratação de um laboratório conveniado ao SUS. Hoje já são mais de 47 mil testes realizados. Atualmente os testes são feitos de segunda a sexta-feira nos dois drive-thrus e diariamente nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da cidade (Brasicon, Buriti Sereno e Flamboyant). Além das UBS’s aptas a realizar a coleta para o RT-PCR, Expansul, Jardim Tiradentes e Garavelo Park, com coleta de segunda a sexta. Ao longo desta semana, mais quatro UBS’s iniciaram as coletas: Alto Paraíso, Santa Luzia, Buriti Sereno e Independência Mansões (que ocorreu na segunda, 27). O exame identifica se a pessoa está com a Covid-19 e só pode ser feito mediante indicação médica com agendamento pela SMS.

Testagem RT-PCR em morador do Independência Mansões na segunda-feira, 27 (Foto: Rodrigo Estrela)

Agentes de saúde: reforço fundamental

O superintendente de Atenção à Saúde da SMS, Gustavo Assunção, destaca o papel fundamental dos ACS’s e dos ACE’s na busca ativa: “São profissionais que conhecem cada palmo das suas áreas de atuação, contam com a confiança dos moradores e foram treinados para esse novo desafio. O trabalho deles vai contribuir decisivamente para que possamos testar mais pessoas, e, uma vez identificados os doentes, passemos a monitorá-los e a orientá-los com a equipe de Telemedicina, sendo que os mais vulneráveis ao vírus farão, a cada dois dias, uma bateria de exames laboratoriais para análise da evolução da Covid-19”.

Quem pode fazer o exame

Segundo critérios técnicos da SMS, os testes RT-PCR de Covid-19 são destinados a pessoas com sintomas gripais, principalmente aquelas dos grupos prioritários como idosos, trabalhadores de serviços de saúde, trabalhadores de segurança pública, portadores de comorbidades agravantes para o Coronavírus e contatos intradomiciliares de casos confirmados. Além da nova modalidade da busca ativa nos bairros com mais casos, os exames são solicitados por médicos da SMS após consulta em qualquer unidade da rede pública ou mediante ligações no 0800-646-1590. Os drive-thrus funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Os resultados saem em até 48 horas e quando são liberados os pacientes recebem uma mensagem via WhatsApp com código e senha para acessar o site do laboratório e baixar o resultado.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)