Café Tecnológico promove interação entre empresas e universidades em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Fabiano Araújo - Secom

Evento faz parte das comemorações da Semana Semana Nacional de Ciência e Tecnologia cujo tema é Ciência, Saúde e Esporte

Aparecida de Goiânia, 23 de outubro de 2013 – A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia, realizou na manhã desta quarta-feira, 23, dentro da programação da 3° Feira de Ciência e Tecnologia de Aparecida, um Café Tecnológico, momento para promover a interação dos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), Instituições de Ensino Superior (IES) e empresas sediadas nos Pólos Empresárias de Aparecida de Goiânia. “O café Tecnológico que constitui uma importante ferramenta de diálogo entre pesquisadores e empresários visa iniciar um processo de parcerias de sucesso para desenvolvimento de projetos de inovação”, frisou o prefeito Maguito Vilela (PMDB).

O Café Tecnológico é um momento de diálogo entre pesquisadores e empresários, considerando que as instituições terão a oportunidade de propor ao público empresarial pesquisa e projetos de significante impacto para resolução de gargalos tecnológicos nos diversos setores produtivos. Com o Café Tecnológico a secretaria espera disseminar fontes de informações tecnológicas para o processo de inovação nas empresas. “Nosso intuito é desenvolver e orientar os empresários sobre como conseguir financiamentos para a elaboração de pesquisas, algo que ainda não acontece muito em Aparecida e que é preciso que se desenvolva mais”, pontuou o secretário de Indústria e Comércio, Marcos Alberto.

Segundo Marcos, o próximo passo, já em planejamento, será implantar um Núcleo de Apoio a Interação Universidade/Empresa. “Esse Núcleo terá o objetivo de levantar as demandas das empresas e apresentar as soluções das Universidades/Institutos de pesquisa a essa demanda”, finalizou. O evento aconteceu na Unidade Integrada Sesi/Senai Aparecida de Goiânia e contou com dois palestrantes de renome: Charles Ross, do Instituto Georgia Tech de Atlanta/USA e Vera Crósta, da UNICAMP, Campinas/São Paulo.

PRESENÇAS – O evento contou com a presença da diretora da UEG, Maria Lúcia; do coordenador do Sebrae Aparecida, Joubert Amado; do coordenador da Agencia inovação da Puc-Goiás; Antonio Bandeira; do diretor do Sesi/Senai de Aparecida, Adair Prateado, do Presidente do Sindi-Química, Jaime Canedo; da diretora do IFG Aparecida, Ana Lúcia Siqueira; do vice-prefeito, Ozair José (PT); dos secretários Euler de Morais (Governo e Integração Institucional); Tarcísio Francisco dos Santos (Procuradoria); Adriano Montovane (Trabalho); Marinho Rezende (Procon); Eli de Faria (Aparecida Prev) e Paulo Rassi (Saúde); além dos vereadores, Arnaldo Leite (PMDB), Marcone Marinho (PTB), Eder do Skinão(PHS), Gilsão Meu Povo (PRTB) e Wilian Luduvico (PMDB)

FEIRA- Com o tema Ciência, Saúde e Esporte, foi aberta nesta terça-feira, 22, a 3ª edição da Feira de Ciência e Tecnologia de Aparecida, coordenada pela Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (SICCT) da cidade. A feira reúne 23 estandes, sendo cinco deles destinados às escolas municipais que desenvolveram projetos científicos. O restante é destinado a empresas privadas, instituições de educação como Sesi, Senai, IFG e órgãos municipais, como a Secretaria de Saúde. A Feira faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2013, desenvolvida pelo Ministério da Ciência.