Câmara retoma sessões com aprovação de projetos do Executivo

9 de maio de 2017

Foto: Rodrigo Estrela - Câmara Municipal de Vereadores

Aparecida de Goiânia, 06 de agosto de 2013 – A Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia retomou as sessões nesta terça-feira, 06, com a votação e aprovação de dois projetos importantes encaminhados pelo Executivo.  Ambos autorizam a Prefeitura a contrair empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, na ordem de R$ 98 milhões ao todo. O primeiro projeto prevê um montante de R$ 38 milhões, que serão aplicados no programa municipal de pavimentação asfáltica, o Asfalto para Todos. O segundo destina R$ 60 milhões às obras de mobilidade urbana e transporte.

“O retorno da Câmara com a aprovação de matérias deste porte, que beneficiarão toda a população, demonstra o bom relacionamento entre os poderes Executivo e Legislativo, e a união de forças existente em Aparecida em favor do desenvolvimento de nossa cidade”, avaliou o prefeito Maguito Vilela.

A apreciação das duas matérias foi realizada em comissões reunidas à pedido do líder do prefeito na Casa, Edilson Ferreira (PMDB). Este mecanismo respeita dispositivo do Regimento Interno da Câmara e é utilizado quando requer urgência na aprovação. “Não poderíamos perder tempo, já que estes recursos precisam chegar logo aos cofres da Prefeitura para iniciar as obras, pois o período chuvoso se aproxima”, ponderou o líder.

Os dois projetos foram aprovados por unanimidade. “Os vereadores deram uma demonstração de que não realizam oposição politiqueira e aprovaram os projetos por entenderem que beneficiarão toda a população, indo de encontro ao nosso papel, de representantes dos cidadãos aparecidenses”, argumentou o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gustavo Mendanha (PMDB).

Gustavo aproveitou a sessão para pedir aos demais vereadores que mantenham a mesma assiduidade do primeiro semestre, quando foi registrado um quórum de quase 100%. “Tenho certeza que será mais um semestre produtivo”, enfatizou.

LDO deve ser apreciada amanhã

Outro projeto importante do Executivo que está na pauta desta quarta-feira, 07, segunda sessão do semestre da Câmara Municipal de Vereadores de Aparecida de Goiânia, é a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A lei foi delineada após várias audiências públicas com a população, que possibilitaram chegar ao documento final, e a expectativa da administração municipal é que também seja aprovada.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias tem como a principal objetivo orientar a elaboração dos orçamentos fiscais, da seguridade social e de investimento do Poder Público. Busca sintonizar a Lei Orçamentária Anual com as diretrizes, objetivos e metas da administração pública, estabelecidas no Plano Plurianual.

CÂMARA ITINERANTE – Com o retorno às atividades, o presidente da Câmara também pretende colocar em prática o Programa Câmara Itinerante, uma forma de aproximar o Legislativo dos moradores. “Vamos aos bairros ouvir de perto os anseios da população e também as soluções que ela propõe para os problemas da cidade, tornando sua participação ainda mais efetiva na administração do município”, explicou.

(Com informações da Assessoria da Câmara de Vereadores)