Câmeras de segurança serão instaladas em unidades escolares de Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Arquivo Secom

Aparecida de Goiânia, 29 de novembro de 2013 – Com o objetivo de acabar com os atos de vandalismo e outros crimes nas unidades da Rede Municipal de Ensino de Aparecida, a Secretaria Municipal de Educação informa que todas as escolas e creches receberão câmeras de segurança a partir da segunda quinzena de dezembro. Os equipamentos vão monitorar as unidades 24 horas por dia. Serão investidos R$ 2,4 milhões do Tesouro Municipal para a compra de 864 câmeras. “Os aparelhos serão distribuídos de acordo com o tamanho de cada unidade. Nossa preocupação é zelar pela segurança das nossas escolas, além de deixar funcionários, pais e alunos mais tranquilos”, explica o secretário de Educação, Domingos Pereira.

As câmeras serão monitoradas, em tempo real, pela Guarda Civil Municipal, pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que já realiza o monitoramento na cidade, localizado no Setor Central. Em caso de tentativa de crimes nas escolas, a ronda da Guarda Municipal mais próxima será acionada e poderá se descolar até o local com mais rapidez, evitando a depredação das unidades escolares. “Ainda temos uma parceria com as polícias Civil e Militar, caso seja necessário, elas auxiliarão a guarda”, completa o secretário.

A SME vai aproveitar o período de recesso escolar para instalar as câmeras. De acordo com o prefeito Maguito Vilela, esta é mais uma ação que demonstra o compromisso da atual gestão com a educação. “Reformamos e ampliamos as unidades, inauguramos várias quadras poliesportivas, instalamos condicionadores de ar em todas as escolas e estamos realizando o terceiro concurso da educação. Além disso, inauguramos no ano passado duas escolas modelo de tempo integral, IFG, vamos contruir um campus da UFG e estamos construindo mais 36 creches”, comemora Maguito.

O prefeito lembra ainda que o primeiro Centro Municipal de Educação Infaltil (CMEI), construído com tecnologia canadense de PVC, será entregue à população do setor Serra Dourada e região nos próximos dias. A primeira unidade, dos 36 em construção, será inaugurada com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT) e Ministro da Educação, Aloízio Mercadante previsto para o dia 12 dezembro.