Campanha contra Aids tem balanço positivo

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

De 550 testes com resultados confirmados até agora, apenas 2 tiveram reagente positivo para o HIV.

Aparecida de Goiânia, 4 de dezembro de 2012 – A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) realizou 720 testes de HIV e sífilis durante a Campanha Contra a Aids, entre os dias 26 de novembro e 1º de dezembro. Pelo menos 550 testes, realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Brasicon, nos Cais do Garavelo, Colina Azul, Papillon Park e Nova Era, e no Centro de Cultura e Lazer José Barroso, já tiveram resultado. Apenas 20 pessoas tiveram reagente positivo para sífilis e dois para HIV. Já os testes que foram feitos nos PSF’s Santa Luzia, Retiro do Bosque, Jardim Florença e Bandeirantes serão entregues no próximo dia 21, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que está funcionando temporariamente no Centro Clínico municipal.

“Os resultados em Aparecida estão dentro do previsto pelo Ministério da Saúde, já que a SMS tem se engajado em todas as campanhas de vacinação, HIV e DSTs. Além disso, contamos com o apoio da mídia e da própria população. A conseqüência disso é uma população mais consciente e precavida”, avaliou a coordenadora do programa de DST/Aids em Aparecida de Goiânia, Luzia Oliveira. Os pacientes que tiveram resultado reagente tanto para sífilis quanto para HIV foram orientadas a procurar o CTA para agendamento de consulta e iniciar o acompanhamento psicológico.

Durante a semana da campanha, foram distribuídos 11.000 folders, 440 cartazes, 40 faixas, 10 banners e 42.480 preservativos. A campanha também teve apoio dos veículos de comunicação para divulgação e conscientização dos moradores. “É importante que a mídia seja nossa aliada nesse tipo de campanha, porque ela tem um poder de mobilização muito forte, daí as pessoas nos procuram com mais freqüência para serem orientadas”, explicou Luzia. A campanha é uma iniciativa da SMS e fez parte das atividades alusivas ao Dia Mundial do Combate à Aids, comemorado no dia 1º de dezembro.

CASOS – A Coordenação Municipal do Programa de DST, Aids e Hepatites Virais trabalha com a notificação de casos de HIV positivo desde o ano de 2008. Desde então foram registrados 102 casos de pacientes com o vírus. Em 2008, foram registrados 14 casos, sendo 8 do sexo masculino e 6 do sexo feminino. Em 2012, foram 34 casos, sendo 21 do sexo masculino e 13 casos no sexo feminino.

A faixa etária com maior registro de casos na cidade de Aparecida de Goiânia é entre 30 e 39 anos de idade, que representa 42% dos casos. Em seguida, estão os indivíduos de 20 a 29 anos e de 40 a 49, com 24% e 21% do total de casos, respectivamente. Além disso, 10% dos casos estão na faixa etária que vai de 50 a 59 anos. Foi registrado também aumento de casos de Aids na faixa etária que vai de 40 a 49 anos e 60 a 69 anos de idade, diferentemente do ano anterior, onde a faixa etária com maior aumento de casos foi de 30 a 39 anos.