Campanha da Assistência Social de Aparecida beneficiou 3,5 mil famílias em 15 dias

Por Rackel Vieira

20 de abril de 2020

Por Rackel Vieira

20 de abril de 2020


Foto: Jhonney Macena

Uma central de atendimento foi montada para atender a população em situação de vulnerabilidade com a entrega de cestas básicas de alimentos e kits de higiene

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia tem tomado diversas medidas para diminuir o impacto das ações de enfrentamento do novo coronavírus na cidade. Entre medidas econômicas e de saúde, está sendo realizada também a campanha “Aparecida Unida Pela Vida”, que, desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social, tem como objetivo unir forças entre toda a população para arrecadar o máximo de alimentos possíveis e destinar às famílias em situações de vulnerabilidade social e que foram afetadas economicamente pela pandemia.

De acordo com a secretaria de Assistência Social, a campanha, que foi iniciada dia 1º de abril, atendeu nos primeiros 15 dias, mais de 3,5 mil famílias que possuíam o perfil com base nos critérios estabelecidos pela pasta. Os critérios para receber a cesta básica com alimentos não perecíveis são: famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, trabalhador informal ou autônomo, famílias com renda per capita até meio salário mínimo, desempregados e famílias inseridas no Cadastro Único.

Para a família conseguir este benefício é necessário ligar para os telefones 3545-1138 / 3545-5970 / 3545-5986 ou mandar mensagem para o WhatsApp 99292-5407. Desde o dia que foram iniciados os trabalhos de cadastramento das famílias para o recebimento das cestas, a secretaria recebeu, diariamente, cerca de 10 mil solicitações, o que causa até mesmo o congestionamento das linhas telefônicas e também do WhatsApp. A secretária ressalta que os atendimentos são feitos conforme a demanda, com os alimentos do estoque e principalmente com doações de nossos parceiros.

O processo de doação e recebimento de cestas básicas segue todos os trâmites legais e a campanha de arrecadação segue em andamento. Foi aberto um canal para aquelas pessoas, principalmente empresários, que tiverem condições, possam doar alimentos e produtos de higiene pessoal, para serem distribuídos para moradores de rua e população carente.

Ao todo 14 empresas e entidades se uniram nessa corrente do bem e fizeram suas doações, são elas: Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), GSA Alimentos, Arroz Cristal, Jorge Costa (JC), Mahmic Operadora Logística, Dalastra, Ortomix, Gabitec Indústria e Comércio Artefatos de Metais Ltda, Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal no Estado de Goiás (SINJUFE-GO), Cicopol Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios, Cartório Oliveira, Amorix Alimentos, Kipão do Cerrado, Della Panificadora e Buriti Shopping.

Os interessados em contribuir podem fazer as doações diretamente na Secretaria de Assistência Social (Avenida B, APM, Setor Araguaia). Outra opção é por meio de ligação pelo telefone 3545-5975 ou Whatsapp (62)99292-5407.

Como é feita a doação

A sede da Secretaria de Assistência Social concentrou todos os trabalhos na unidade, o local se tornou uma espécie de “Central de Doações”. Com a grande demanda de famílias em situação de vulnerabilidade, devido a pandemia do novo coronavírus, a Secretaria precisou tomar medidas emergenciais e ações mais funcionais possíveis para atender todos que precisam. Para isso foi montado um passo a passo, e distribuídas novas funções a todos os servidores ligados a pasta para realizar o processo de doação, desde a arrecadação até a distribuição dos alimentos nas casas das pessoas.

O processo funciona da seguinte forma:

1º – Foi colocado alguns canais (WhatsApp, e-mail e telefone) para que as famílias façam suas solicitações da cesta básica. Para isso, foi criada uma “Central de Atendimento”, com seis pessoas que atendem as ligações e respondem as mensagens. Nessa parte é feito a coleta de dados como nome completo, telefone e endereço para contato;

2º – Outra equipe composta por duas pessoas recebem as anotações com todos os dados e digitalizam em um sistema criado provisoriamente para informatizar o processo;

3º – Os funcionários fazem a filtragem das famílias, estipuladas de acordo com a meta diária de 400 cestas, dividindo por abrangência dos CRAS, para que toda cidade seja atendida;

4º – Em seguida, o gabinete separa as equipes que irão fazer as visitas; Cada equipe é composta por um técnico (assistente social ou psicólogo), um auxiliar e um motorista. Eles saem devidamente equipados com materiais de proteção, como máscara, álcool em gel e uniforme. Durante a visita, é verificado se a família atende aos critérios para receber a doação, se constatado que sim, os alimentos são entregues imediatamente;

5º – Após a visita e entrega é feita a conferência e baixa no sistema.

Outras medidas – Além da arrecadação de alimentos e distribuição de cestas básicas, a secretaria de Assistência Social tomou outras medidas como a entrega de kits de higiene contendo sabonete líquido e álcool em gel para pessoas em situação de rua; outra ponto de apoio aos moradores de rua é o Centro Pop, que serve uma refeição diária e funciona como ponto de apoio para as pessoas tomarem banho e lavarem suas roupas.

A secretaria reabriu ainda, desde o dia 31 de março, o Restaurante Popular, no Jardim Tropical, para a retirada de marmitas, para não aglomerar pessoas no salão e evitar, assim, o risco de contágio da Covid-19. O ticket continua no valor simbólico de R$ 2. A unidade seguirá oferecendo 1 mil refeições diárias e funciona das 11h às 14h para a retirada da alimentação de segunda a sexta-feira.

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