Campanha de Vacinação Antirrábica começa neste sábado, 12

Por Ana Clara Dias - SMS

11 de agosto de 2017

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) inicia a partir deste sábado (12), a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. A meta da SMS é vacinar cerca de 70 mil animais. Este ano, a Campanha será realizada em etapas, chamadas de reforço em regiões estratégicas. Neste sábado, das 8h às 16h, moradores do Jardim dos Ipês, Madre Germana e Dom Bosco poderão imunizar seus bichos de estimação. Os postos são escolas municipais e praças. Um carro de som passará na região avisando a comunidade.

No dia 19 de agosto será a vez da Vila Delfiori, Vila Romana e Jardim Cascata. Jardim Boa Esperança, Comendador Walmor e Setor dos Estados e bairros da região serão contemplados no dia 26 de agosto. No dia 02 de setembro será para comunidade do Marista Sul, Rosa dos Ventos, Alvorada Sul e Nova Olinda. O reforço da vacinação antirrábica finaliza no dia 16 de setembro, no setor Vale do Sol e Chácara Marislânia, nas vésperas do dia D.

O dia D da Campanha será no dia 23 de setembro, em 133 postos espalhados por toda cidade. Os postos serão escolas municipais, igrejas, pets shops e associação de moradores. Quem não puder comparecer em nenhuma das datas disponíveis pode levar seus animais de estimação até o Centro Zoonoses de Aparecida, de segunda à sexta, até 22 de setembro, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. O Centro fica na Rua Renó, s/n, no setor Pontal Sul em Aparecida de Goiânia, mais informações pelo telefone 3545-5921.

A raiva é transmitida através do vírus contido na saliva do animal infectado, pela mordedura e mais raramente pela lambida em feridas abertas, mucosas ou por arranhões. Em caso de ataque animal, a SMS recomenda lavar o ferimento imediatamente com água e sabão e procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima para receber o tratamento adequado.

SUGESTÃO DE PAUTA

Campanha Antirrábica para Cães e Gatos em Aparecida