Campanha de Vacinação Contra Influenza irá até 30 de junho para aumentar cobertura do grupo das crianças menores de 6 anos

Por Frederico Noleto

4 de junho de 2020

Por Frederico Noleto

4 de junho de 2020

Foto: Arquivo Secom

A Prefeitura de Aparecida prorrogou novamente o final da Campanha de Vacinação Contra a Influenza. Inicialmente marcada pra o dia 16 de maio e prorrogada para 06 de junho, a data final para as pessoas dos grupos prioritários se imunizarem irá até o dia 30 de junho. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que segue determinação do Ministério da Saúde e que a decisão foi tomada em razão do não cumprimento da meta inicial que era de vacinar 90% dos grupos prioritários em quase todos os estados e municípios. Em Aparecida o número da cobertura vacinal é de 71%.

O grupo que mais preocupa as autoridades de Saúde do município é o das crianças de 6 meses a até 6 anos, que registra apenas 21% da cobertura vacinal. “É de extrema importância que os pais façam um esforço para poderem dar a segurança da imunização contra influenza às suas crianças. Os postos estão organizados em área externa e praticamente sem filas, obedecendo as normas de não aglomeração – pontua a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Inicialmente dividida em três etapas, a campanha precisou já na segunda etapa, incluir todos os grupos de risco devido à dificuldade em alcançar a meta de 90% da cobertura vacinal. Dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) demonstram que em todo o país foram vacinadas cerca de 50 milhões de pessoas, 61,83% do total de 77 milhões preconizado. “Mesmo com todo esforço para a conscientização das pessoas sobre a importância da imunização, apenas 20% dos municípios brasileiros a meta de 90% de cobertura vacinal foi atingida”, destacou Renata.

A vacinação contra influenza contribui para a redução das complicações, das internações e também da mortalidade decorrente da infecção por influenza nos grupos-alvo, em especial frente à pandemia de coronavírus. Para Renata, a prorrogação do prazo é mais uma oportunidade para que as demais pessoas dos grupos prioritários além das crianças possam também receber a vacina nos 34 postos de vacinação de Aparecida.

Balanço – Segundo a coordenadora de Imunização da SMS, no grupo das pessoas entre 55 e 59 anos de idade a cobertura até agora foi de 82%. No de idosos, 108%. O grupo de gestantes obteve 103% de cobertura e o de trabalhadores da Saúde 119%. Já no de puérperas, 104% recebeu a cobertura. Nos demais grupos o controle é feito pelo número de dosagens ofertadas. O de pessoas com comorbidades obteve um total de 17.510 doses. O grupo dos professores 3.490 doses, número considerado baixo. Os de profissionais das forças de segurança e salvamento 2404 doses. O de caminhoneiros 2214. Motoristas e cobradores de transporte coletivo, 1354 doses. Aos portuários foram oferecidas 25 doses.

Grupos prioritários – Pessoas de 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motorista e cobrador de transporte coletivo, portuários, povos indígenas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.

Postos fixos de Vacinação – (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h)

Praça Matriz – Centro
Rua Dom Pedro II – em frente ao Cais Nova Era
UBS Colina Azul – Garagem da unidade