Campo de Futebol Society incentiva população à prática de esporte

Por Frederico Noleto

6 de fevereiro de 2019

Foto: Wigor Vieira

A População do setor Mansões Paraíso foi a primeira a ser beneficiada por uma série de ações da prefeitura no sentido de universalizar o acesso à prática de esportes no município e o prefeito Gustavo Mendanha tem dado o exemplo em todos os sentidos. Na noite desta terça-feira (05), durante inauguração do primeiro dos seis campos de futebol society que serão inaugurados dentro do projeto que pretende construir e repaginar mais de 100 praças no município de Aparecida de Goiânia, o time formado por ele e pelo ex-deputado federal Daniel Vilela levou a melhor contra o time rival, formado por jogadores que moram na região.

“É uma felicidade poder realizar este tipo de intervenção nos espaços públicos para que eles sejam melhor aproveitados pela população, para se elevar a qualidade de vida. A prática de atividades físicas é muito importante por uma série de motivos. Sou formado em Educação Física e por isso sempre serei um entusiasta da prática de esportes. Essa partida foi apertada, eu e o Daniel Vilela suamos a camisa de verdade para conseguir vencer. E foi muito divertido. Esse momento lúdico de descontração, quando interrompemos uma atividade política, formal, para nos divertirmos com as pessoas que moram na região, acaba por demonstrar que estes espaços são na realidade, de todos e que devemos cuidar para que todo mundo possa usufruir, com a alegria merecemos” – pontua o prefeito.

“As pessoas não imaginam a satisfação que tenho com este projeto. O esporte é um dos caminhos mais curtos para a cidadania e para o aumento da qualidade de vida de um povo. Com certeza estarei aqui para inaugurar cada uma destas quadras que serão construídas pelo prefeito Gustavo Mendanha. E ele tem dado o exemplo. Já perdeu quase 20 quilos. Faço aqui um desafio entre os secretários para o próximo Aparecida Correndo Contra o Crack, tenho certeza de que pouquíssimos conseguirão alcançá-lo ” – brinca o ex deputado federal Daniel Vilela, autor do projeto de emenda parlamentar que garantiu os recursos para execução do projeto.

O secretário de Esporte, Lazer e Cultura, Gerfeson Aragão de Melo, explica que serão construídas outras cinco quadras como a praça João Lopes, localizada na Rua J-21 do Setor Mansões Paraíso para incentivar a prática esportiva.  “Aparecida conta, atualmente com dezenas de campos de futebol society privados e apenas um público, e muitas pessoas não têm condições de arcar com esse aluguel, por isso vamos dotar a cidade de espaços para este fim, beneficiando milhares de moradores que terão acesso gratuito e conforto”, destacou. “Foi muito boa a construção dessa praça, antigamente aqui só tinha mato e bandidagem. Agora ficou muito melhor, até a bandidagem sumiu. Eu venho sempre bater uma bola aqui” – conta o morador Ademilson Santos, que mora há 10 anos no local.

Para Gildemar da Silva, que mora no setor há 18 anos, a praça trouxe muito mais qualidade de vida para sua família. “A patroa e as crianças adoraram. Antes nossos meninos tinham que ir brincar longe, agora podem brincar bem aqui na frente de casa. Muito bom mesmo”. Ao todo são 36 m² de área e possui um campo de futebol com grama sintética, iluminação e alambreado nos quatro lados da arena. Foi realizada concretagem do piso e um sistema de captação de águas para impedir o alagamento do campo. Além disso, foi construída na praça uma pista de caminhada, um parque infantil e uma academia aberta com aparelhos para a prática de exercícios físicos.

Jogo inaugural – Após a cerimônia de inauguração da placa oficial da obra, o prefeito Gustavo Mendanha e o ex-deputado federal Daniel Vilela formaram um time para comemorar a entrega do primeiro campo society público para os moradores da região e acabaram vencendo a partida, que foi extremamente disputada. O resultado final foi 6×3, com o prefeito marcando o sexto gol para a sua equipe. “Foi uma partida bem difícil, ninguém queria perder. Como eu tenho praticado caminhada e feito corrida todos os dias, estou jogando melhor. Desta vez vencemos” – comemora Gustavo.

“Haverá durante a semana aqui nesta praça, conhecida como Praça do Golzinho, o projeto Escolinha Criança Feliz, que irá beneficiar diretamente a todos porque vai ofertar o aprendizado e a prática de esportes para nossas crianças, além de promover a saúde e o bem estar. O espaço já está sendo aproveitado pelo moradores de diversas formas. Já diminuiu a violência da região e tem até melhorado o comércio do bairro” – lembra o vereador Arnaldo Leite (MDB), que é liderança local, e que foi um dos grandes entusiastas do projeto de construção do campo.

Além dos moradores que foram prestigiar a inauguração, também estiveram presentes os secretários Mário Vilela (Infraestrutura), José Nélis (Assistência Social), Luziano da Costa Vale (Mobilidade e Defesa Social) e Carlos Moreira (Administração); além dos secretários executivos Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Hélio Bonsucesso (Governo); o presidente da Câmara Municipal, Vilmar Mariano (MDB), e os vereadores Issac Martins (PR), Almeidinha (MDB), Bira Contador (PSDCV) e João Santana (PRP) e diversas lideranças locais e presidentes de bairros. O jogador Nonato da Aparecidense também  marcou presença.