Canal da Cidadania valoriza identidade cultural de Aparecida com conteúdo de interesse público

Por Frederico Noleto

19 de novembro de 2018

Por Frederico Noleto

19 de novembro de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Possibilitar a universalização do acesso à informação, fomentando a produção de conteúdo local que coloque em evidência os valores e a identidade cultural sem perder o viés social que se espera de uma TV pública é a missão do Canal Cidadania de Aparecida. O mais novo veículo local de comunicação do município é resultado de uma união de esforços que teve início em 2013, quando a então Secretaria de Comunicação Social protocolou pedido de autorização no Ministério das Comunicações para a implantação da emissora local de TV para o município.

O prefeito Gustavo Mendanha, que sempre foi um dos grandes entusiastas do projeto, assumiu a articulação para dar celeridade aos trâmites de outorga desta que será a primeira estação local de TV de Aparecida. “A TV ainda é um dos instrumentos mais importantes de comunicação de massa e nada mais justo para uma população que tem uma identidade cultural tão rica e diversificada como a de Aparecida possa se reconhecer na telinha e que a grade de programação leve em consideração as necessidades e os interesses locais” – pontua o prefeito.

Segundo o jornalista Ozéias Laurentino Júnior, que é secretário executivo do Canal Cidadania de Aparecida e responsável pelo projeto, que está integrado à Chefia da Casa Civil, o processo de outorga encontra-se em fase adiantada. “A Anatel já atendeu nosso pedido e designou o Canal da Cidadania de Aparecida. Agora resta apenas a outorga definitiva do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, que poderá acontecer a qualquer momento” – explica.

Ele conta que a primeira etapa da proposta de implantação da multiplataforma (internet e TV digital) já está disponível nas redes sociais e no Youtube. “Em breve nossa emissora pública 100% digital de Aparecida também estará operando no espectro da TV aberta, mas hoje nós já produzimos conteúdo próprio, com programas que interessam os moradores e que podem ser acessados tanto em nosso site, (desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da informação da Secretaria de Ciência de Tecnologia) no nosso canal do Youtube quanto em nossas páginas do Facebook e do Instagram” – completa.

Conteúdo de interesse público

A principal característica do Canal da Cidadania é o uso da multiprogramação, recurso que permite dividir um canal de televisão em quatro faixas de programação simultâneas. Na prática, é como se quatro emissoras de TV pudessem ocupar o mesmo canal ao mesmo tempo e o espectador pode escolher com qual interagir. A primeira faixa (7.1) irá veicular apenas a programação institucional do Poder Executivo do município; a segunda (7.2), de mesma finalidade, apenas conteúdo do Governo do Estado de Goiás; as outras duas faixas (7.3 e 7.4) serão destinadas
às associações comunitárias, com programação local de interesse da população. “Após a outorga haverá um edital para entidades interessadas em produzir conteúdo poderem operar, nas duas faixas que estarão disponíveis” – conta.

O Canal da Cidadania é uma TV Pública regulamentada pela Portaria nº 489, de 18 de dezembro de 2012, que torna possível a município brasileiro a possibilidade de implantação de um canal digital de comunicação via TV aberta. O objetivo do projeto é fortalecer o exercício da cidadania, da democracia e da diversidade social e ampliar o diálogo multicultural; além de universalizar o acesso à informação, comunicação, educação e também à cultura.

Aparecida deu entrada no pedido no ano seguinte à regulamentação da Portaria nº 489. Em 2016 a Anatel comunicou que a Prefeitura deveria aguardar o desligamento do sistema analógico de TV para dar prosseguimento ao processo de implantação do canal local. No ano seguinte, com a finalização do desligamento, o Canal da Cidadania de Aparecida foi finalmente designado e agora o processo está prosseguindo no Ministério da ciência, tecnologia e comunicação. Mas, enquanto isso, o Canal da Cidadania de Aparecida já está em funcionamento na web com transmissão pelo site, no Youtube e IGTV (Instagram).

Ozéias Laurentino Júnior explica ainda que o projeto Canal da Cidadania, do Governo Federal, é uma inovação via sistema digital de TV que possibilita aos municípios terem sua própria emissora de TV. A proposta visa atender tanto os grandes centros urbanos, como Aparecida, quanto os municípios do interior do país. “Temos um boletim informativo diário, “Minuto Aparecida”, que é levado ao ar de segunda a sexta. Além disso também produzimos um programa semanal de entrevistas, chamado Agenda Aparecida. A idéia é desenvolvermos também webséries com nossos futuros parceiros, como universidades entidades civis. Trata-se da memória eletrônica da nossa cidade.

Você pode acessar o site do Canal da Cidadania de Aparecida pelo endereço eletrônico canaldacidadania.aparecida.go.gov.br ou pelo Facebook e Instagram.