Cemitérios de Aparecida recebem preparativos para Dia de Finados

Por Daniela Ribeiro

23 de outubro de 2017

Foto: Claudivino Antunes

Com a aproximação do Dia de Finados, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da secretaria de Regulação Urbana e Planejamento intensificou nesta semana os serviços de limpeza e organização dos dois cemitérios municipais, Boa Esperança e Central. O objetivo, de acordo com o secretário Raul Coutinho, é deixar os dois locais preparados para receber os familiares neste dia especial.

“Nosso intuito é proporcionar um local com uma estrutura adequada para que todos possam visitar e prestar homenagens aos seus entes queridos sem dificuldades. Esse serviço é realizado de forma periódica, mas com a aproximação do Dia de Finados, realizamos uma força-tarefa para que tudo fique pronto e organizado”, pontuou o secretário. A expectativa da secretaria é de que 100 mil pessoas transitem pelos dois locais no dia 02.

Entre os serviços que estão sendo realizados está a pintura e revitalização dos túmulos; roçagem; limpeza das ruas; instalação de tendas e de bebedouros em diversos pontos. No Dia de Finados, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida realizará ainda oito missas, sendo quatro em cada cemitério, duas pela manhã e duas a tarde. O arcebispo de Goiânia, Dom Washington celebrará uma das missas, às 8h, no cemitério central.

Assim como ocorreram nos outros anos, uma linha de ônibus sairá do Terminal Araguaia de hora em hora para o cemitério Boa Esperança no setor Buenos Aires. Dezenas de servidores da secretaria auxiliarão os visitantes a encontrarem os túmulos com uso de sistema de informática. Também foi organizado um espaço para estacionamento de veículos. Ao todo há 18 mil pessoas enterradas nas duas unidades.

Concessões de uso temporário

A Secretaria de Regulação Urbana e Planejamento convoca as famílias que possuem entes sepultados há mais de cinco anos nos cemitérios municipais para a remoção dos restos mortais enterrados por meio de concessões de uso temporário. Os familiares devem procurar a Central de Óbitos e Controle de Sepultamentos, que fica na Rua 04, quadra J-A APM, Setor Araguaia.

A secretaria esclarece que, caso as famílias não se manifestem, os restos mortais de pessoas sepultadas há mais de cinco anos serão retirados das covas rasas e levados para o ossuário – de acordo com o Decreto Municipal n° 167, de 27 de junho de 2013. Mais informações pelo telefone 3545-5954.