Centenas de atendimentos gratuitos são oferecidos aos moradores do Jardim Helvécia e região

Por Rackel Vieira

23 de agosto de 2019

Por Rackel Vieira

23 de agosto de 2019

Foto: Claudivino Antunes

A manhã desta sexta-feira, 23, foi movimentada para os moradores do Bairro Cardoso e região que participaram da 19ª edição do Prefeitura em Ação. A população dos sete bairros que compõem a região foi contemplada com mais de 130 serviços gratuitos, na estrutura montada na Escola Municipal Amélia Cândida Brasil, no Bairro Cardoso I. E para quem não pôde comparecer nesta sexta no local, os serviços estarão disponíveis também neste sábado, 24, das 8h às 14h.

O prefeito Gustavo Mendanha acompanhou de perto o início dos atendimentos e destacou a importância do evento, que é mensal, para a cidade. “Mais do que fazer a nossa parte, que é atender as demandas da cidade, o Prefeitura em Ação surgiu para aproximar o poder público do cidadão. Ouvimos os anseios dos moradores e vimos pessoalmente os problemas de cada setor. Então é uma forma de buscar soluções para os problemas de cada região, sejam imediatos ou que demandam mais tempo e recursos, mas sempre saná-los”, destacou.

Entre os serviços disponíveis estão assessoria jurídica, cadastro para os programas sociais como o Bolsa Família, encaminhamento para o mercado de trabalho por meio do Sine Municipal, emissão do cartão e passaporte do idoso e da pessoa com deficiência, emissão de alvará simplificado de uso de solo, emissão de identidade, CPF e carteira de trabalho, atendimento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), atendimento odontológico e corte de cabelo, distribuição de mudas, fotos 3×4, consulta de oftalmologia, atividades recreativas para as crianças e outros serviços.

Segundo o coordenador do Prefeitura em Ação, Júlio Lemos, a população contou com duas novidades na tenda de atendimentos nesta edição. “Em parceria com o Ministério do Trabalho e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) estaremos oferecendo emissão de Carteira de Trabalho, orientações e encaminhamentos para estágios e emprego para jovens aprendizes. O programa Prefeitura em Ação deu muito certo, e por causa da sua credibilidade, tem chamado atenção de parceiros. A cada edição podemos agregar mais um serviço novo”, enfatizou.

Edilson Rodrigues dos Santos, 29, aproveitou uma das novidades e renovou a carteira de trabalho. “Eu perdi minha carteira de trabalho e isso dificultava muito na hora de arrumar um serviço. Fiquei sabendo que teria aqui no mutirão, e por ser perto de casa aproveitei a oportunidade e fiz um novo documento”, contou ele que procurou também a secretaria de Trabalho para buscar uma vaga no mercado.

A Valquíria Castro, 41, acordou cedinho para conseguir atendimento antes de entrar no trabalho. “Aproveitei que moro aqui do lado e vim rapidinho fazer meu cadastro na Habitação. Eu vivo de aluguel e meu dinheiro mal sobra para as despesas, então teríamos uma qualidade de vida melhor se conseguíssemos uma moradia própria”, pontuou a moradora.

Serviços – Durante uma semana, cerca de 44 mil habitantes da região contaram ainda com serviços indiretos como manutenção da iluminação, da sinalização, serviços de infraestrutura, roçagem e limpeza urbana nos nove bairros que compõem a região. Entre os bairros contemplados estão o Jardim Helvécia I e II, Bairro Cardoso I e II, Conjunto Santa Fé, Conjunto Estrela do Sul, Bairro Hilda, Vila Mariana e Cidade Vera Cruz II.

Foto: Rodrigo Estrela

Entrega de notebooks

Ainda na manhã desta sexta-feira, 23, durante a abertura de atendimentos da 19ª edição do Prefeitura em Ação, os alunos de robótica da rede receberam a doação de 80 notebooks que irão auxiliar no desenvolvimento do projeto. Os computadores foram doados pela Organização Não Governamental (ONG) Programando o Futuro.

A Programando o Futuro é uma Organização Sociedade Civil sediada em Valparaíso de Goiás com atuação em todo o território nacional com o objetivo de tornar o mundo um lugar mais justo e sustentável para a população, com acesso às tecnologias da informação e comunicação como ferramenta para o desenvolvimento social.