Centenas de crianças são beneficiadas com entrega de 25ª Geladeira Literária

Por Rackel Vieira

24 de janeiro de 2019

Por Rackel Vieira

24 de janeiro de 2019


Foto: Robert Junior

A leitura transporta as pessoas para mundos e realidades diferentes dos que vivem. Por isso o incentivo à este hábito tem sido uma das prioridades da atual gestão municipal. Cerca de 270 crianças de Aparecida de Goiânia foram beneficiadas, na manhã desta quinta-feira, 24, com entrega de mais uma Geladeira Literária. A 25ª geladeira irá atender os alunos da Escola Estadual Professora Alzira Alves de Queiroz, situado no setor Jardim Tropical. O projeto é de iniciativa da secretaria de Educação e Cultura e tem como objetivo incentivar a criação do hábito da leitura entre as crianças e adolescentes.

O projeto baseia-se ainda na recuperação de carcaças de geladeiras que seriam descartadas no meio ambiente, tornando as em pequenas bibliotecas. Está presente em escolas, unidades de saúde e em centros de convivências da cidade. Até o momento, 25 exemplares já foram disponibilizados em diferentes regiões do município. Em 2019, a expectativa da Secretaria Executiva de Cultura é expandir o projeto, entregando 70 novas geladeiras recheadas de livros.

De acordo com o diretor de Cultura, Redelson Tomaz, a ideia é entender todos os 249 bairros de Aparecida. “Para isso, precisamos da colaboração da população, com a doação de carcaça de geladeira, de livros novos ou usados, para serem destinadas a locais públicos, que são lugares estratégicos para toda comunidade ter acesso. Muitos não têm condições de fazer uma viagem, ou até mesmo para comprar um livro, e com essa oportunidade de leitura a pessoa conseguirá levar sua imaginação para qualquer lugar do mundo”, ressaltou.

Os estudantes Marcela Rodrigues Araujo, 13, e Kaio Vinicius Soares de Oliveira, 16, foram os primeiros a usufruírem dos livros da biblioteca em formato de geladeira. “Amei muito a ideia de levar o livro para casa e passar o tempo lendo, como gosto muito de ler, vou aproveitar bastante”, comemorou Marcela. “Eu sou o mais velho aqui da escola sempre tive dificuldade na leitura, mas agora melhorei bastante e preciso praticar. Com a chegada dos livros, vou poder escolher os livros que eu mais gosto para ler”, disse Kaio.

A diretora da escola Estadual Professora Alzira Alves de Queiroz, Maria de Fátima Silva Gonçalves, fez questão de doar a geladeira para sua escola e compartilhou a alegria em realizar esse projeto com os alunos. “Nós que somos da área da educação, entendemos a necessidade da criança ter o hábito da leitura, pois, quem lê bastante, sabe muito e quem lê mais, aprende a argumentar e desenvolver melhor sua conversação. Então é muito importante esse projeto, que por ser um diferencial, tenho certeza que irá motivar ainda mais os alunos”, disse a diretora.

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)