Centro Clínico Municipal atende 280 pacientes durante terceiro mutirão de especialidades

Por Ruslayra Peixoto

10 de novembro de 2018

Por Ruslayra Peixoto

10 de novembro de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Diminuir o tempo de espera por consulta médica especializada e atender com agilidade os pacientes que esperam por esse tipo de atendimento da rede pública é o objetivo do 3º mutirão de  Especialidades realizado no Centro Clínico Municipal, no Setor dos Afonsos, neste sábado, 10. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida ofereceu 280 atendimentos com cardiologista, neurologista e endocrinologista.

“O Centro Clínico Municipal atende  cerca de 1,6 mil pacientes semanalmente. Muitas vezes, pela alta demanda, alguns deles acabam tendo que enfrentar filas ou mesmo a demora no agendamento e por isso realizamos essa força-tarefa. Em apenas um di conseguimos otimizar os atendimentos e reduzir as filas virtuais de espera”, destacou a diretora do Centro Clinico, Camila Rosa.

Os 280 pacientes atendidos foram contactados para o agendamento das consultas durante toda a semana pelas equipes da SMS.  “Desta forma agilizamos  os procedimentos realizados pela SMS e proporcionamos melhor assistência à população da cidade que necessita da assistência médica do Sistema Único de Saúde”, pontuou a diretora.

O paciente Aribides Ferreira saiu feliz do consultório de atendimento. Ele contou que aguardava há algum tempo para a consulta com um cardiologista e ao participar do mutirão pela segunda vez, já saiu dali com a sua cirurgia agendada. “Eu acho muito importante esses eventos, porque tira as pessoas das filas. Muita gente morre no Brasil pela demora no atendimento da saúde. E aqui em Aparecida a gente está vendo o contrário, pois o mutirão ajuda a agilizar o atendimento. Em menos de dois meses já consegui agendar a minha cirurgia”, ressaltou o paciente.

Atendimentos especializados

Em Aparecida, cerca de 14 mil atendimentos especializados são realizados mensalmente. Os atendimentos ocorrem por meio de encaminhamento de clínico geral, no Centro Clínico, no Ambulatório Multiprofissional de Aparecida de Goiânia (Amag), no Centro de Atendimento Ambulatorial, no Cais Nova Era e no Cais Colina Azul e no Núcleo de Saúde Mental.