Cerca de 2% dos casos confirmados de Covid-19 em Aparecida de Goiânia necessitam de UTI

Por Camila Godoy

31 de julho de 2020

Por Camila Godoy

31 de julho de 2020

Foto: Claudivino Antunes

Secretaria Municipal de Saúde realizou levantamento sobre o perfil de internações na cidade

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia realizou um levantamento sobre o perfil de internações na cidade e constatou que cerca de 4% dos casos confirmados de Covid-19 precisam de internação hospitalar, sendo que 2% requerem tratamento intensivo. A análise considerou os dados até a data da última terça-feira, 28 de julho, quando 497 pacientes de um total de 11.245 positivados para a doença precisaram de leitos hospitalares. De acordo com a análise dos dados, a média de tempo entre o início dos sintomas e a internação é de uma semana. Já o tempo médio de internação em leitos de enfermaria é de cinco dias e em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI´s) é de oito dias.

“Como já é de conhecimento público, a maioria das pessoas diagnosticadas com a Covid-19 tem sintomas leves e não precisa de internação. Contudo, todas as ações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia no combate à pandemia tem um objetivo: não sobrecarregar o sistema de saúde, de modo que não falte assistência para aqueles 4% que precisarem de internação, principalmente os que necessitarem de ventiladores mecânicos. Por isso, saltamos de 63 UTI´s em funcionamento na rede pública da cidade no início de março, que realizava todos os atendimentos, para quase 200, sendo 130 exclusivas para pacientes com Coronavírus, com 118 já em pleno funcionamento”, afirmou o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães.

Segundo o levantamento realizado, aproximadamente 50% dos moradores de Aparecida de Goiânia internados em decorrência da contaminação pelo Sars-COV-2 têm mais de 60 anos de idade e 34% têm entre 40 e 59 anos. “O perfil desses pacientes demonstra que a população adulta e de idosos são as que mais apresentam complicações pelo Coronavírus. Dos pacientes de Aparecida que precisaram de UTI, cerca de 58% eram acima de 60 anos de idade”, observou o secretário, que também chamou a atenção para um dado: “Aproximadamente 71% dos pacientes de Aparecida de Goiânia internados em UTI apresentavam comorbidades prévias agravantes da Covid-19, sendo as mais comuns as doenças cardíacas e diabetes”.

Mortalidade

Dos 146 óbitos confirmados em Aparecida de Goiânia até o dia 28 de julho, 104 referem-se a pessoas acima de 60 anos de idade, sendo que o maior índice de letalidade ocorre entre pessoas com mais de 80 anos. A letalidade também é maior entre os homens, chegando a 1,85% dos casos confirmados do sexo masculino, enquanto entre as mulheres é de 0,79%. “De um modo geral, observamos a evolução dos pacientes que vieram à óbito: a média de tempo entre o início dos sintomas da Covid-19 e o falecimento é de 14 dias”, pontuou Alessandro Magalhães.

Além disso, o levantamento realizado pela Secretaria identificou em 28% o índice de letalidade nas UTI´s da cidade, em internações por conta do Coronavírus. Nos leitos do Hospital Municipal de Aparecida, que tem 80 unidades de Tratamento Intensivo para pacientes com a Covid-19, a taxa é de 27%. “Um número bem abaixo dos 50% referentes ao índice nacional de mortalidade nas UTI´s Covid de hospitais públicos, segundo dados da Associação de Medicina Intensiva Brasileira e da empresa Epimed Solutions, responsáveis pelo Programa UTI´s Brasileiras. Dessa forma, o índice de letalidade do Hmap está equivalente com a performance dos hospitais privados”, analisou o secretário.

Migração

A Secretaria de Saúde também analisou os dados das internações por Covid-19 ocorridas no dia 28 de julho na rede pública municipal e identificou que 37% delas eram referentes a pacientes de outros municípios. No dia 20 o percentual era 36% e no dia 17 de julho metade dos internados eram de outras cidades. “Neste dia, se observarmos o percentual de internação nas UTI´s, os pacientes de Aparecida eram menos da metade: 44%. Pacientes de outros municípios goianos eram 51% e de outros estados eram 5%. A qualidade do nosso atendimento tornou-se referência para Goiás e até para o Brasil”, afirmou o secretário de Saúde. Segundo ele, as pessoas de outras cidades acessam os serviços da rede municipal aparecidense por meio da Central de Regulação ou pelas unidades de Urgência e Emergência: “O importante é salvar vidas”, completou.

Cenário epidemiológico

No dia 28 de julho, Aparecida de Goiânia apresentava 11.245 casos confirmados de Covid-19, sendo que 9.472 já estavam recuperados e 1.624 estavam com a doença ativa. O número de óbitos em decorrência do Coronavírus era 146 e outros três estavam em investigação. A taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid estava em 69%. Dentre os casos confirmados, 16% eram de pessoas com comorbidades prévias agravantes da doença e 9% tinham mais de 60 anos de idade. Até essa data, Aparecida já havia realizado mais de 47 mil testes para diagnóstico da Covid-19.

Perfil pacientes com COVID-19 Aparecida de Goiânia

4% precisam de internação