Chegada da Terceira linha interbairros dá mais dignidade ao usuário do transporte coletivo de Aparecida

Por Rafael Freitas

30 de agosto de 2018

Por Rafael Freitas

30 de agosto de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Percurso será feito do Terminal Maranata até o Terminal Cruzeiro, sem passar por outros terminais e atenderá cerca de 130 mil passageiros por mês

Os usuários do transporte coletivo de Aparecida de Goiânia ganharam nesta quinta-feira, 30, a terceira linha interbairros. O itineário 973 – Terminal Maranata, via Jardim Tiradentes, Terminal Cruzeiro atenderá diretamente as necessidades de locomoção de 130 mil moradores de mais de 10 bairros do município. A viagem inaugural foi realizada nesta manhã e contou com a presença do vice-prefeito Veter Martins, acompanhado de secretários municipais e dos vereadores Vilmar Mariano (MDB), Mazinho do Madre Germana (Soldiariedade) e Leandro da Pamonharia (PV).

As linhas interbairros têm como objetivo melhorar e dar maior dignidade aos passageiros que dependem do ônibus para locomoção dentro da cidade. “Essa era uma reivindicação antiga da nossa população de ter na nossa cidade linhas interbairros. Enquanto presidente da CDTC, o prefeito Gustavo Mendanha conseguiu através do seu trabalho a implantação de seis novas linhas de ônibus em Aparecida. Essa é a terceira linha implantada e que vai beneficiar a população com maior conforto e agilidade nas viagens”, destacou o vice-prefeito Veter Martins.

Ao longo do trajeto de 37 Km, a nova linha passará pelos bairros  Jardim Maranata, Madre Germana, Jardim Alto Paraíso, Jardim Dom Bosco, Parque Ibirapuera, Jardim Tiradentes, Parque das Nações, Cidade Vera Cruz, Jardim Nova Era, percorrendo vias importantes como Avenida São João, Avenida Graça Aranha, Avenida Rio Verde, Alameda Santos Dumont, Avenidas V-5 e V-6, Avenida Uirapuru, Avenida das Nações, BR-060/Anel Viário, entre outras. Pelo cronograma da linha estão previstas 49 viagens diárias com tempo médio de aproximadamente 1h25 para cada percurso sendo eles de ida e volta.

A linha 973 irá atender, segundo o Departamento de Planejamento da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), cerca de 130 mil pessoas mensalmente e terá 82 pontos de embarque e desembarque sem passar por outros terminais. Contente com a nova rota, a moradora do Jardim Alto Paraíso, Rosemayre Cardoso contou que antes tinha que fazer o trajeto do Terminal Maranata até o Terminal Garavelo para depois chegar ao trabalho próximo ao Terminal Cruzeiro. “Eu acordava mais cedo para poder fazer este percurso, tendo que passar pelo Garavelo. Agora vou economizar 40 minutos e poder dormir um pouco mais. Essa linha direta vai melhorar muito nossa vida”, comentou.

Para o diretor executivo da RedeMob, Leomar Avelino, a implantação da nova linha é a garantia de mais um benefício para a população. “Esse é um compromisso do prefeito Gustavo Mendanha com a população que está sendo cumprido juntamente com as empresas de ônibus e a Redemob. Essa é uma linha importante que fará a ligação de dois terminais encurtando distâncias e melhorando a qualidade de vida dos usuários. Esse é o fortalecimento no atendimento dos aparecidenses dentro da própria cidade, pela RMTC Aparecida e que traduz em benefício para quem utiliza o serviço de transporte coletivo”, destacou.

O presidente da Câmara Municipal, Vilmar Mariano, que mora na região do Terminal Maranata, também comemorou a implantação do novo itinerário. “A criação da RMTC Aparecida pelo prefeito Gustavo Mendanha foi um marco na história de nossa cidade, pois beneficirá diretamente milhares de moradores. E essa é mais uma conquista para a população que depende diariamente do transporte coletivo. Quem mora aqui no Madre Germana, Maranata e Jardim Alto Paraíso não precisa mais ficar tanto tempo em terminais para se deslocar e isso é uma melhora qualitativa na vida de cada um”, comentou.

Próximas Linhas

Segundo Veter Martins, até o final do ano outras três novas linhas serão implantadas. São elas:

971 – Terminal Garavelo/Terminal Veiga Jardim/Terminal Araguaia (Via Polo Empresarial) – 27/09/18

974 – Terminal Cruzeiro/Santa Luzia (via Buriti Shopping) – 31/10/18

975 – Terminal Veiga Jardim/Centro/Parque Industrial – 20/11/18

Cidade Inteligente

As Linhas Interbairros, lançadas em 15 de maio pela Prefeitura de Aparecida e RMTC Aparecida/Redemob, fazem parte do projeto Cidade Inteligente. que tem como objetivo otimizar os serviços públicos, visando o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população. O usuário poderá consultar os horários das viagens em tempo real por meio do Aplicativo SIMRMTC, disponível para smartphones em todos os sistemas operacionais. Além disso, os horários de todas as linhas que atendem a Região Metropolitana estão disponíveis no site: www.rmtcgoiania.com.br.