Cinco novos eixos estruturantes transformarão mobilidade urbana em Aparecida

Por Da redação

25 de fevereiro de 2021

Por Da redação

25 de fevereiro de 2021


Foto: Claudivino Antunes

Ao custo de R$ 72 milhões, novos ramais viários vão melhorar mobilidade urbana interligando as regiões Leste e oeste

A estimativa da Prefeitura de Aparecida de Goiânia é concluir em um curto prazo de tempo construção de cinco novos eixos estruturantes que irão interligar as regiões leste e oeste da cidade. As obras vão melhorar a mobilidade urbana em toda região do Grande Garavelo, oferecendo novas alternativas para o tráfego de veículos e também desafogando pontos com grande movimentação nos horários de pico.

Os quatro novos complexos viários na região Oeste serão chamados de Eixo Leste-Oeste 01, Eixo Leste-Oeste 02, Eixo Leste-Oeste 03, Eixo Leste-Oeste 04 e Eixo Leste-Oeste 05. “Essas obras de mobilidade urbana são muito importantes para o desenvolvimento social e econômico da cidade, como um todo. É um presente que Aparecida ganha hoje. Isso trará mais valorização, e facilitará para as pessoas que moram na região do Grande Garavelo se deslocarem e se movimentarem pelo município”, avaliou o prefeito Gustavo Mendanha na época do lançamento.

Projeto prevê conclusão das obras de construção dos cinco eixos estruturantes em três anos

Clique aqui e acesse o mapa interativo dos eixos estruturantes

Para realização das obras, lançadas e iniciadas há seis meses, a prefeitura obteve financiamento na ordem de R$ 72 milhões junto ao Banco Andino. Ao todo, serão 26,1 quilômetros de vias pavimentadas, duplicadas e iluminadas. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) destaca que parte do projeto já foi iniciado e que existe a possibilidade de os cinco eixos serem concluídos em um período de até dois anos.

“Já estamos com três eixos em execução. Iniciamos em setembro do ano passado, e por ser uma obra muito vultuosa, o cronograma prevê três anos de obras, mas estamos trabalhando para tentarmos entregar tudo em até dois anos. Todo esse projeto vai melhorar muito a mobilidade da população”, aponta o superintendente de engenharia da pasta, Roberto Lemos.

Eixo Leste-Oeste 01

As obras do Eixo Leste-Oeste 01, que é o maior dos cincos que serão construídos, já foram iniciadas. Parte do projeto já foi executado com a pavimentação asfáltica e implantação do sistema de drenagem nos setores Buriti Sereno e Goiânia Park Sul. No momento, as empresas contratas pela Prefeitura de Aparecida estão construindo bueiros nos dois bairros e também a ponte que ligará o Jardim Helvécia ao Bairro Cardoso na Rua Guajupia.

Com 8,9 quilômetros de extensão, o Eixo Leste-Oeste 01 passará pelos bairros Jardim Maranata, Jardim Alto Paraíso, Aeroporto Sul, Goiânia Park Sul, Buriti Sereno, Bairro Cardoso e Jardim Helvécia.

Eixo Leste-Oeste 02

As obras de construção do Eixo Leste-Oeste 02 serão iniciadas logo após o período chuvoso. O novo ramal viário terá 4,8 quilômetros de extensão, passando pelos bairros Buriti Sereno, Jardim Veneza, Parque das Nações, Jardim Itapuã e Morada dos Pássaros, onde será construída uma ponte além de galerias pluviais.

Eixo Leste-Oeste 03

O terceiro eixo estruturante terá 3,6 quilômetros de extensão, passando pelos bairros Jardim Boa Esperança, Serra das Brisas, Aeroporto Sul e Goiânia Park Sul. As empresas contratadas já estão construindo bueiros no trecho que corta o bairro Goiânia Park Sul, nas proximidades da Alameda Campinas. Nos próximos meses, após período chuvoso, serão iniciadas as obras de pavimentação e iniciando a e de construção de mais um bueiro celular.

Eixo Leste-Oeste 04

O Eixo Leste-Oeste 04 será fundamental para o desenvolvimento da Região Leste de Aparecida. Com 5,7 quilômetros de extensão, a via será continuação da Avenida Santana possibilitando ligação direta ao novo campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) e ao Aeroporto Executivo que será construído na mesma região. As obras, que foram paralisadas em virtude das fortes chuvas neste período do ano, serão retomadas nos próximos meses.

Eixo Leste-Oeste 05

O Eixo Leste-Oeste 05 irá ligar o Jardim Buriti Sereno ao Anel Viário. Para isso, serão pavimentados cerca de quatro quilômetros de vias. As obras serão iniciadas em breve.

Cidade tem 4 eixos estruturantes já construídos

Além dos eixos viários no sentido leste-oeste, Aparecida já tem em funcionamento quatro eixos estruturantes na direção norte-sul, que também foram construídos com recursos próprios por meio de financiamento junto ao Banco Andino e mudaram a realidade urbana dos bairros cortados por eles, promovendo maior mobilidade e menos tráfego.

O Eixo Norte-Sul 1 (ENS-01) liga a Região Leste ao Centro. Com 13,5 quilômetros de extensão, o Eixo NS-01 conecta a região do Santa Luzia, a partir da Avenida Bela Vista e W-1, à região industrial de Aparecida, onde ficam o Polo Logístico, Distrito Industrial Municipal de Aparecida de Goiânia e o Distrito Agroindustrial, na Região Leste. Esse complexo viário possui pista dupla, ciclovia, ciclofaixa, sete bueiros celulares e uma ponte. A via expressa desafoga o trânsito da BR-153 e serve de opção para o escoamento da produção de Aparecida, interligando o Centro do município a Goiânia.

O Eixo Norte-Sul 03 (ENS-03) também serve de rota alternativa na ligação entre Aparecida e Goiânia. Esse complexo viário começa na Avenida Independência, na divisa do Jardim Ipiranga com o Village Garavelo, passa pelo Polo Industrial, atravessa o Córrego Santo Antônio até a Vila Maria, na margem esquerda da BR-153 (sentido Goiânia), chegando à Avenida São Paulo, na divisa com a capital.

O Eixo Norte-Sul 4 (ENS-04) é outro exemplo de eficiência logística dos complexos viários de Aparecida. Essa via expressa liga o Anel Viário/BR-060, na altura do Papillon Park, à região do Parque América, na Vila Alzira, deixando o tráfego mais rápido e seguro. Com pista dupla e ciclovia, o ENS-04 também se tornou opção para prática de esportes como corrida e caminhada, beneficiando os moradores da região.

Já o Eixo Norte-Sul 5 (ENS-05) é uma rotatória elíptica que passa sobre o córrego Tamanduá na altura do Cidade Vera Cruz, na porção oeste do Anel Viário/BR-060, dando fluidez ao trânsito. O ENS-05 conecta cinco grandes avenidas da Região Oeste de Aparecida. Ele interliga setores como Bairro Hilda, Cidade Vera Cruz, Jardim Helvécia e Cardoso 1 e 2, dando acesso direto à Avenida Rio Verde.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)