Cinema na Praça promove inclusão social no Setor Nova Cidade

Por Klau Bueno

3 de agosto de 2018

Foto: Carlos Alexandre

Projeto faz parte do Festival Córtex: Experiências Digitais, que tem como objetivo estimular a economia criativa nos diversos campos da área tecnológica como mídias digitais, games, audiovisual e programação

O cinema é um meio de promover a inclusão social em regiões carentes e despertar sentidos por meio de sons, imagens e luzes. A arte foi a principal atração da abertura da 2ª edição do Festival Córtex: Experiências Digitais, que tem como objetivo estimular a economia criativa nos diversos campos da área tecnológica como mídias digitais, games, audiovisual e programação.

Na noite desta quinta-feira, 02, mais de 100 moradores – principalmente crianças e adolescentes – do Setor Nova Cidade, em Aparecida de Goiânia, se reuniram na Praça do Limoeiro e assistiram a uma comédia brasileira. A sessão foi acompanhada com muita pipoca distribuída gratuitamente e boas risadas.

O Festival é uma realização da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio das secretarias de Educação e Cultura e Ciência, Tecnologia e Inovação e acontece durante todo o mês de agosto. “O projeto tem como objetivo disseminar a cultura digital como modo de atualizar as práticas sociais, além de incentivar a inovação e a criatividade”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, professor Cleomar Rocha.

Além da sessão de cinema, a abertura do Festival Córtex também teve apresentações da Banda Sinfônica de Aparecida, regida pelo Maestro Francinaldo Rodrigues da Silva. Clássicos como Chalana, Ai que saudade d’ocê e Happy foram tocados com perfeição e animaram ainda mais a noite cultural e digital.

Festival Córtex: Experiências Digitais

O “Cinema na Praça” vai acontecer todas as quintas-feiras de agosto em um ponto diferente da cidade, mas o Festival Córtex tem ainda projetos como “Astronomia na Cidade”, que leva um planetário móvel em vários locais do município, “Seminário Córtex”, com debates sobre cultura digital em instituições de ensino do município e “Encontro de Cultura Digital”, com diversas atividades para o público no Aparecida Shopping. A programação será divulgada sempre com antecedência pelo site da Prefeitura e também pelas redes sociais da administração.