Milhares de mulheres de Aparecida são orientadas sobre o câncer de mama durante campanha Outubro Rosa

Por Rackel Vieira

31 de outubro de 2018

Por Rackel Vieira

31 de outubro de 2018

Foto: Ênio Medeiros

Diversas atividades de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama foram realizadas durante todo o mês em várias partes da cidade

Com sensação de dever cumprido, a Secretaria de Assistência Social por meio da Secretaria Executiva da Mulher, realizou nesta quarta-feira, 31, o encerramento oficial da campanha Eu Vou de Rosa 2018. Uma extensa programação foi realizada durante todo o mês de outubro com o objetivo de alertar e sensibilizar a sociedade e, especialmente, as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Entre as ações estavam palestras sobre o tema, atendimentos de saúde e blitz educativas com a entrega de panfletos com orientações sobre o exame de toque.

O prefeito Gustavo Mendanha destacou, durante o encerramento das atividades, a importância de promover políticas públicas de preservação da saúde de todos os cidadãos. “Encerramos aqui hoje as ações alusivas ao Outubro Rosa, onde tiramos um mês inteiro para refletir sobre a luta contra o câncer de mama. E conseguimos alcançar milhares de mulheres que, a partir de agora, vão dar mais atenção a saúde, pois entenderam a necessidade de cuidar do próprio corpo. Agora vamos iniciar a campanha Novembro Azul com muita dedicação também para conscientizar o máximo de homens para da necessidade de se prevenirem contra o câncer de próstata”, enfatizou.

De acordo com o prefeito, as unidades de saúde do município oferecem atendimentos necessários durante todo ano. “O câncer de mama está entre as doenças que mais matam mulheres no mundo e para preveni-lo, o município disponibiliza consultas, exames para diagnóstico, tratamento e apoio psicológico. Ao identificar com antecedência, existe uma chance de recuperação e cura. É o nosso dever enquanto poder público dar maior qualidade de vida, e para aqueles que infelizmente já estão em situações graves, onde o câncer já se instalou, temos que oferecer um final de vida com dignidade”, destacou Gustavo.

Com o tema “Você é uma Só: use o tempo a seu favor”, o Outubro Rosa deste ano em Aparecida teve uma programação extensa e variada com rodas de conversa nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), blitz educativas e a segunda edição da grande Caminhada “Eu Vou de Rosa”. Segunda a organizadora e secretária Executiva da Mulher, Eudenir de Souza, o tema é extremamente importante para a conscientização das mulheres, mas tem um caráter ainda mais especial para ela que sofreu com o câncer de mama e hoje está curada. “Eu encaro essa ação anual como uma missão pessoal. Eu tive a doença, e por ter descoberto cedo, me curei. E por isso levo essa minha história para todas as mulheres com quem converso. pois considero muito importante levar meu exemplo e a informação até elas”, emocionou.

Para a aposentada Maria Izabel de Araújo, 64, foi de grande ajuda a movimentação no município para orientar a população. “Foi em uma dessas ações promovidas pelo município que eu entendi como tudo funciona, o que tenho que fazer para ver se tem algum caroço no seio e posso repassar para minhas irmãs, amigas e vizinhas. Entendi o tamanho do risco que corremos se o câncer não for diagnosticado precocemente. Apoio essa causa, sou simpatizante desse projeto, pois já perdi uma parente com câncer na mama, toda minha família ficou arrasada, então as pessoas precisam saber que os riscos podem ser evitados com um simples toque”, contou.