Coleta de lixo em Aparecida terá horário especial durante feriado de Natal e Réveillon

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 23 de dezembro de 2013 – Em razão do feriado de Natal na quarta-feira (25) e Réveillon, na próxima semana, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano por meio da Diretoria de Resíduos Sólidos alterou a programação da coleta de lixo em Aparecida. Nos dias 24 e 31 de dezembro, a coleta será realizada das 07h às 20h e nos dias 25 e 1º, não haverá coleta.

A Diretora de Resíduos Sólidos, Márcia Nayane, solicita aos moradores para que disponibilizem os lixos gerados no próximo dia e horário que os caminhões da coleta estão acostumados a passar por suas residências. “Nessa época, a geração de resíduos sólidos [lixo] aumenta muito em nosso município. Pedimos a compreensão e a colaboração da população para mantermos a nossa cidade limpa”, adverte.

Ainda segundo Márcia Nayane, a Diretoria de Resíduos, responsável pela fiscalização da coleta domiciliar, em parceria com a empresa Estre ambiental S/A, estão realizando um levantamento dos bairros com ruas de difícil acesso. “Nesse período chuvoso, os caminhões da coleta não conseguem passar em algumas ruas para coletar o lixo, isso gera o transtorno tanto para população quanto para a limpeza da cidade, além de atrasos”.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Gonzaga Caldas, as ruas localizadas em regiões de difícil acesso serão tratadas com prioridade. “Precisamos da colaboração da população para ter atenção nos horários e dias da coleta, além disso, não colocar o lixo na rua em dia de chuva, para evitar que os mesmos sejam levados pela enxurrada”, aconselha.

Orientações para você colaborar com a limpeza pública em Aparecida:

1º – Observe dia e horário de passagem do caminhão e disponibilize seus resíduos;

2º – Acondicione os resíduos em sacos plásticos e deposite-os diante de sua residência em local de fácil acesso aos coletores;

3° – Não se esqueça de embrulhar os vidros, garrafas e objetos pontiagudos e/ou cortantes em jornal para evitar acidentes. Estes resíduos podem causar ferimentos graves aos coletores de lixo;

4º – Não coloque o lixo fora dos dias e/ou período de coleta para evitar que fiquem expostos à ação de animais que podem espalhá-los e causar a proliferação de doenças.

5° – Objetos volumosos como restos de móveis, utensílios domésticos, entulhos, restos de obras e outros, não podem ser disponibilizados para este serviço de coleta. Para isso, a Prefeitura criou o serviço Disque Busca. Oriente-se pelo telefone: 3545-9969.

7º – Não jogue seus resíduos em locais impróprios, pois poderão ser levados pela chuva para bocas de lobo, córregos e rios causando entupimentos, alagamentos e transmissão de doenças.