Com metade das obras concluídas, Parque Vila Sul será mais um ponto de lazer e convivência

Por Rackel Vieira

13 de janeiro de 2021

Por Rackel Vieira

13 de janeiro de 2021

Foto: Claudivino Antunes

Aparecida conta hoje com cinco espaços públicos voltados para a preservação e conservação do meio ambiente

Aparecida de Goiânia contará com mais uma opção de lazer e descanso para seus moradores. O Parque Vila Sul está sendo construído pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano entre as ruas Marabá, EM-20, 03, nos setores Vila Brasília e Vila Sul. O local, que terá ampla área verde e será totalmente estruturado, teve as obras divididas em duas partes e a expectativa da SDU é de que os trabalhos sejam concluídos ainda neste primeiro semestre, sendo que uma das etapas os serviços já foram finalizados e a segunda, atingiu quase 50%. A expectativa da SDU é que as obras sejam concluídas após o período chuvoso.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes, o espaço conta com 9,7 mil metros quadrados, onde serão implantados playground e Academia da Terceira Idade (ATI) em piso emborrachado, área de convivência, pergolado metálico em forma de pétalas, passeios em pavimento intertravado, pista de caminhada dupla – sendo uma em concreto natural e a outra em concreto pigmentado – piso tátil em toda extensão da calçada.

“Estamos realizando um sonho dos moradores do setor Vila Brasília e Vila Sul. Essa região precisava de um espaço como este, que beneficiará centenas de famílias com um espaço de lazer e ainda ajuda na sustentabilidade e na conservação do meio ambiente, pois toda a área verde foi preservada”, ressaltou.

Consta ainda do projeto a implantação de rampas de acessibilidade, bancos, mesas com banquetas, ampla área verde com grama esmeralda, jardinagem e iluminação em toda sua extensão. Do lado do parque que está situado na divisa dos setores Vila Sul e Vila Brasília está sendo construída uma praça para a população com 1,9 mil metros quadrados. Nela há uma pista de caminhada em concreto e piso tátil em toda sua extensão, rampas de acessibilidade e Campo Society com dimensão de 36 metros de comprimento e 18 metros de largura. O investimento no Parque é de R$ 994 mil, recursos do Governo Federal com contrapartida da prefeitura.

“Estamos cumprindo com nosso compromisso de trazer benefícios que promovam o desenvolvimento do nosso município e qualidade de vida dos aparecidenses. Construímos centenas de praças por toda a cidade e vamos continuar urbanizando os espaços públicos vazios. É importante reforçar que temos trabalhado muito buscando parceiras com o Governo Federal e Estadual para ampliar essas obras para garantir o bem-estar dos moradores”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha.

Conheça os parques de Aparecida

Muitos moradores não sabem, mas existem em Aparecida de Goiânia várias opções para lazer em áreas verdes e, por isso, acabam indo até os parques da capital nos feriados e nos fins de semana. Aparecida possui, atualmente, cinco parques, sendo eles o Parque Lafaiete Campos Filho, Parque Norberto Teixeira (Parque da Família), Parque da Criança, Parque Tamanduá e Parque Elmar Arantes Cabral (Parque América).

O Parque Lafaiete Campos Filho possui uma área total de 50 mil metros quadrados e está no Setor Village Garavelo, próximo ao ​SESI e a sede da SMTA. No local a população pode usufruir de pista de caminhada, ciclovia, parque infantil, área de lazer e espaços de descanso com área verde e arborização.

Conhecido como Parque da Família, o Parque Norberto Teixeira, localizado na Avenida Independência, no Setor Village Garavelo, oferece estrutura completa para que você e sua família possa viver momentos memoráveis. Em mais de 13 mil m², o frequentador pode desfrutar de duas academias abertas, uma enorme pista de caminhada, ciclovia, parque infantil e um campo de futebol society.

Localizado no setor Mansões Paraíso, o Parque da Criança, com 127 mil m² de área total, distribuídas em mata nativa, espelho d’água de 2 mil m², conta com teatro de arena, pista de caminhada de 8 mil m², duas quadras poliesportivas e pista de bicicross. Além de parquinho infantil que foi totalmente reformado. Já o Parque Tamanduá conta com playground infantil, pista de caminhada e Academia da Terceira Idade (ATI).

A quarta opção é o Parque Elmar Arantes (Parque América). Situado na Vila Alzira, tem 45 mil metros quadrados onde foram instalados playground para diferentes idades, quadra poliesportiva, tabuleiro de xadrez e jogo da velha gigantes, pista de caminhada, praça de eventos e arborização com mata preservada, tendo inclusive preservadas as árvores frutíferas. Para estimular o equilíbrio das crianças foi construído um playground com toras de madeira. A pista de caminhada foi feita em concreto liso desempenado, para segurança e conforto dos usuários.