Com reformas na fase final, UBS’s de Aparecida são vistoriadas pela Prefeitura

Por Allan David

4 de março de 2020

Foto: Enio Medeiros

Unidades Básicas de Saúde do Alto Paraíso, Buriti Sereno, Caraíbas e Bandeirantes devem operar ainda neste mês de março com suas estruturas revitalizadas

Quatro das dez Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que a Prefeitura de Aparecida está reformando simultaneamente já vão operar, neste mês de março, com a estrutura revitalizada. São as UBS’s Alto Paraíso, Buriti Sereno, Caraíbas e Bandeirantes.

Todas elas estão em fase de acabamento. As Unidades Básicas de Saúde recebem serviços como pintura nova, moderna iluminação com lâmpadas de LED, calçadas com piso tátil, rampas acessíveis, recuperação do telhado e calhas, e polimento do piso interno.

A UBS Alto Paraíso, que atende mais de 3 mil pacientes por mês, estreará duas novas salas. Uma delas será usada para consultas e outra, para serviço das equipes multiprofissionais. A UBS contará com sistema de captação de energia solar.

Na UBS Buriti Sereno foi feita ainda a adequação da tubulação de gás de cozinha. O prefeito em exercício de Aparecida, Vilmar Mariano, e o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, vistoriaram nesta quarta-feira (4) as UBS’s Alto Paraíso e Buriti Sereno.

Vilmar elencou o principal benefício a ser gerado, segundo ele, pelas reformas das UBS’s. “As reformas darão mais comodidade às pessoas, tendo em vista que a Aparecida cresce todo dia, e esse desenvolvimento precisa acompanhar as demandas da comunidade.”

O secretário Alessandro Magalhães avaliou que essa comodidade ajudará a melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes. “Com os ambientes mais seguros e confortáveis, nós poderemos atender melhor ainda a nossa população”, acrescentou ele.

Uma comitiva de vereadores acompanhou a vistoria da Prefeitura de Aparecida. Lelis Pereira (DEM) aprovou a qualidade dos serviços feitos nas reformas das UBS’s. E afirmou: “A saúde pública de Aparecida é referência hoje para o estado de Goiás e o Brasil.”

Investimento

O objetivo da Prefeitura de Aparecida é de reformar cerca de 20 unidades de saúde neste ano. Atualmente, estão sendo reformadas as UBS’s Jardim Ipê, Residencial Caraíbas, Setor Bandeirantes, Jardim Florença, Vila Delfiore, Alto Paraíso, Nova Olinda, Buriti Sereno e Retiro do Bosque, além do Centro de Saúde do Papillon Park. Com investimento aproximado de R$ 1,5 milhão, as obras nas unidades de saúde de Aparecida são custeadas com recursos próprios do município.