Combate ao mosquito da Dengue é intensificado na região que recebe mutirão de serviços

Por Rodrigo Augusto

20 de fevereiro de 2019

Por Rodrigo Augusto

20 de fevereiro de 2019

Foto: Claudivino Antunes

Equipes de combate à endemias da Secretaria Municipal de Saúde estão visitando durante toda essa semana milhares de casas nos bairros beneficiados com a 13º edição do programa Prefeitura em Ação. O objetivo do trabalho é orientar moradores sobre os cuidados preventivos que devem ser intensificados no período chuvoso para combater o mosquito Aedes Aegypti – que transmite febre amarela, dengue, chikungunya e zika vírus.

De casa em casa, as equipes de saúde orientam moradores sobre como combater a proliferação do mosquito que põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva.  Durante a visita domiciliar, os agentes de endemias também fiscalizam todo quintal em busca de possíveis criadouros do mosquito.

Em uma das visitas na tarde desta quarta-feira, 20, as equipes de prevenção e fiscalização encontraram na casa do senhor Valdivino, no Pontal Sul, dois focos do mosquito Aedes Aegypti. Mesmo tampadas duas caixas d’ água que estavam no chão continham diversas larvas. Uma pequena lanterna de veículo que estava jogada no fundo do quintal também foi usada pelo mosquito para depositar seus ovos. “As caixas d’ água ficam sempre tampadas; abrimos só quando vamos retirar a água. Vamos ficar mais atentos para que não aconteça novamente, justificou o proprietário do imóvel.

O coordenador de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Iron Pereira, explica que cada morador é responsável por cuidar do seu quintal, evitando o surgimento de focos e a proliferação do mosquito. “O melhor remédio para combater o mosquito é a prevenção; o morador deve tira dez minutos por semana para fiscalizar seu quintal, eliminando todo tipo de material que possa acumular água e servir de hospedeiro para as larvas”, destacou durante uma das visitas.

Prefeitura em Ação

Até o próximo sábado, 23, milhares de moradores dos bairros Veiga Jardim l, ll, lll e lV, Papillon Park, American Park, Terra Prometida e Parque Industrial Santo Antônio serão beneficiados de forma direta e indiretamente com o programa Prefeitura em Ação que emprega mais de mil servidores públicos para a força-tarefa que realiza a limpeza e roçagem de lotes baldios, revitaliza a sinalização de trânsito, poda árvores, tapa buracos, troca lâmpadas, limpa boca de lobos entre outras ações que melhoram a qualidade de vida da comunidade local.

Atendimentos

Na sexta-feira, 22, e no sábado, 23, a Prefeitura de Aparecida irá oferecer centenas de atendimentos em diversas áreas para os moradores de toda região contemplada com a iniciativa. Nos dois dias que marcam o encerramento da 13º edição do Prefeitura em Ação serão oferecidos serviços como exame de vista, atendimento odontológico, vacinação, aferição da pressão arterial, testes rápidos de HIV e hepatites, doação de mudas, emissão do Passaporte e Cartão do Idoso, atualização de programas sociais como Bolsa Família, corte de cabelo, encaminhamento ao mercado de trabalho através do SINE e outros como ultrassonografia , recreação para crianças, orientações do Procon e etc.