Começam os preparativos da sexta edição do GO Cup

Por Elzenúbia Moreira

24 de abril de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

A sexta edição do maior evento de futebol infantil da América Latina, o GO Cup começou a ser planejada nesta terça-feira, 24. O prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha recebeu os organizadores do evento, Roberto Faria e Léo Trotta, para iniciar a preparação da edição de 2019.

Acompanhado do secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Geferson Aragão, o prefeito Gustavo Mendanha destacou os resultados positivos decorrentes do evento e as expectativas para a próxima edição. “O GO Cup está se tornando um evento mundial e Aparecida vem sendo reconhecida como a capital do futebol infantil. Nossa expectativa é conseguir agregar mais valor a este evento e já recebemos, hoje, a notícia que no ano que vem o evento será realizado novamente aqui”, comemorou.

Durante a reunião, Gustavo garantiu ainda que a prefeitura vai ofercer o suporte necessário tanto para as equipes de fora e, principalmente, para as do município estarem disputando o torneio. “Este ano, foram quase 250 equipes que vieram de 15 países e nosso objetivo é superar estes números. Queremos de 350 a 400 equipes participando deste campeonato em  Aparecida”, projetou.

Para o organizador do evento Roberto Faria, o grande diferencial do GO Cup é o planejamento. “Estamos aqui um ano antes, em abril de 2018, para planejar a edição de 2019. Um campeonato de criança não é algo bastante corriqueiro que você encontra em qualquer esquina, mas o que nos diferencia é o nossa preparação e ótima execução por isso precisamos trabalhar com antecedência”, enfatizou.

“O grande benefício que trazemos para a cidade com este evento é mais que financeiro, é um benefício social. Com o GO Cup trabalhamos com a criança, com a família e com o esporte, que são pilares fundamentais. Através do esporte, você tira as crianças das drogas, das ruas e acaba economizando porque evita diversos problemas no futuro”, mensurou Roberto Faria.

Segundo o organizador, o esporte também é um instrumento fundamental na construção da cidadania. “Incentivamos a pontualidade, o trabalho em equipe, respeito e o companheirismo que são valores levados e que ficam para a vida inteira. Neste ano, tivemos 948 partidas de futebol e todas, sem exceção, começaram rigorosamente no horário”, relatou.

Economia

Além de fomentar a prática de esportes e transformação social, o evento movimenta ainda a economia aparecidense e da região. “A rede hoteleira da cidade e de Goiânia fica à disposição das equipes. Shoppings, restaurantes e toda a estrutura montada para realizar o campeonato demanda e contrata muitas pessoas, aquecendo a economia do município”, avaliou o prefeito Gustavo Mendanha.

O organizador Roberto Faria também apontou os impactos positivos do evento na economia do município. “Este ano, trouxemos 10 mil pessoas para o evento. Isso favorece toda a região, mas é o nome de Aparecida que está sendo divulgado na mídia em grandes redes nacionais”, ressaltou.

A parceria com a prefeitura é fundamental para o sucesso do evento. “Trazer para Aparecida o conceito de ser a capital mundial do futebol infantil é muito bacana e agrega muito para cidade. Estamos muito satisfeitos com o apoio que recebemos do prefeito e estamos aqui também para agradecer essa grande parceria”, finalizou.