Comunidade Quilombola de Aparecida receberá Projeto Vila Colorida

Por Klau Bueno com informações de Weyder Moreira

25 de maio de 2018

Foto: Weyder Moreira

Segundo Secretário Executivo de Cultura, Avelino Marinho, ações já foram planejadas e serão executadas nos próximos dias

Um encontro entre representantes da comunidade quilombola urbana do Jardim Cascata, em Aparecida de Goiânia, e membros do Poder Público Municipal debateu a implantação do Projeto Vila Colorida. A reunião aconteceu na noite desta quinta-feira, 24, na Vila Delfiore. O objetivo do projeto é implantar atividades artísticas e culturais na comunidade.

Uma das principais ações, que inclusive sugestionou o nome do projeto, é a pintura de todos os imóveis da vila, que se tornará o bairro mais colorido da cidade, despertando o turismo. “É uma parceira público/privado que está sendo iniciada no Quilombo. Ela dará condições à vila de receber visitações turísticas que poderão mudar a realidade dos moradores. Elas poderão ainda apresentar suas expressões culturais, comidas típicas e artesanatos”, explicou a secretária de Educação e Cultura, Valéria Pettersen.

O secretário executivo de Cultura Avelino Marinho esclareceu que as atividades já estão planejadas e começarão no próximo mês. “Essa parte artística será coordenada pela servidora Célia Landin, que é ex-coordenadora do CEU das Artes Vera Cruz e realizou com sucesso diversas oficinas culturais naquele espaço público”.

Emocionada, a presidente da Associação Quilombolas de Aparecida, Maria Lúcia, disse que está realizando mais um grande sonho com o apoio da secretária Valéria. “Primeiro foi ela quem nos ajudou de todas as formas para termos hoje a nossa casa própria quando ainda era secretária de Projetos. Agora, como secretária de Educação e Cultura, está trazendo mais uma benção para nossa comunidade. Agradeço muito à ela e ao prefeito Gustavo Mendanha, que sempre nos apoia e lembra de nós com muito carinho”.