Conselho de Cultura abre vagas para representantes da sociedade civil

Por Rodrigo Augusto

11 de março de 2021

Por Rodrigo Augusto

11 de março de 2021

O Conselho Municipal de Cultura de Aparecida de Goiânia está com inscrições abertas para membros da sociedade civil organizada que queiram integrar o órgão. As inscrições, que serão abertas nesta sexta-feira, 12, estarão disponíveis durante 30 dias e podem ser feitas on-line no no site da Prefeitura – aparecida.go.gov.br na aba da Secretaria Municipal de Cultura.

Podem se inscrever, artistas, entidades ou coletivos que representem segmentos culturais, que desenvolvem, divulgam ou apoiem diferentes manifestações culturais em Aparecida além de fundações e instituições públicas de ensino com CNPJ e sem fins lucrativos.

Entre os coletivos culturais, podem se inscrever aqueles que desenvolvem trabalhos com música, artesanato, audiovisual ou artes digitais e eletrônicas, cultura Afro-Brasileira e quadrilhas estilizadas. As entidades, instituições de ensino ou organizações que atuam com dança, teatro, literatura, folclore e cultura popular também podem participar.

“A participação da sociedade civil no Conselho Municipal de Cultura é imprescindível para o desenvolvimento real da Política Cultural da nossa Cidade que tem uma diversidade rica e de qualidade. Representantes conscientes do que é o papel de um conselheiro, tornará possível a ampliação das ações de arte e cultura concernente ao perfil de nossa cidade, auxiliará na criação de novas fontes de fomento e representará bem os cultureiros de todos os segmentos”, destaca o secretário de Cultura de Aparecida, Avelino Marinho.

Conforme previsto em edital, que dispões sobre a convocação, todo processo será realizado em cinco fases: inscrição, habilitação, eleição, homologação e convocação dos membros. Todos os inscritos passarão por uma capacitação realizada por uma comissão da secretaria e de membros do meio cultural. O mandato dos titulares e suplentes será de dois anos”, frisou o superintendente de Cultura, Weyder Moreira.

O superintendente ainda reforça que a Secretária de Cultura trabalha para atender às necessidades dos produtores culturais e demais demandas do setor. “Não estamos medindo esforços para atender os nossos artistas neste período pandêmico e o Conselho de Cultura é fundamental para termos êxito nesta missão”, completa.

Inscrições

Os interessados em participar do processo de seleção para o Conselho Municipal de Cultura de Aparecida podem se inscrever até 12 de abril no site prefeitura aparecida.go.gov.br/cultura no link Edital de Convocação do Conselho de Cultura da Sociedade Civil. Na página, o candidato deve baixar e preencher os formulários com as informações solicitadas. Em seguida , a documentação deve ser enviada para o e-mail: cmpc.ap21@gmail.com.