Consultório na Rua de Aparecida de Goiânia é destaque em revista científica nacional

Por Polliana Martins

17 de dezembro de 2020

Por Polliana Martins

17 de dezembro de 2020


Foto: Wigor Vieira

O Consultório na Rua, implantado pela Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) há 8 anos, foi destaque e tema de um artigo científico publicado no último 24 de novembro no volume 12 da revista eletrônica do Núcleo de Pesquisas Fenomenológicas (NUFEN) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O texto “Redução de Vulnerabilidades como Estratégia de Cuidados do Consultório na Rua” foi escrito por 4 profissionais da SMS e relata experiências e o papel transformador do serviço na sociedade.

De acordo com a coordenação, as experiências exitosas e desafiadoras dos dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial de Aparecida de Goiânia, tais como essas do artigo, devem fazer parte de um livro que vai reunir os trabalhos científicos produzidos pela equipe da Saúde Mental do município.

No artigo, dentre outros assuntos, são descritas as vitórias obtidas pelo pessoal do Consultório na Rua na redução de vulnerabilidade e efetividade do cuidado com a recuperação da autonomia, a preservação da cidadania, a promoção de autocuidado e o acompanhamento especializado para os pacientes. Os autores do texto são a coordenadora do Consultório na Rua, a Doutora em Enfermagem Adrielle Cristina Silva Souza, a Mestra em Saúde Coletiva e Chefe Administrativa do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infanto-Juvenil, Eurides Santos Pinho, o Mestre em Psicologia e colaborador do Núcleo de Cuidados em Saúde Mental, Mayk Diego Gomes da Glória Machado, e a Mestra em Saúde Coletiva e Professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) Luzana Eva Ferreira Lopes Nogueira.

Atenção à população de rua

O Consultório na Rua é um dispositivo itinerante realizado por equipes compostas por profissionais de nível superior e médio como enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, musicoterapeutas, médicos, técnicos de enfermagem e agentes sociais, dentre outras profissões, que oferecem serviços de Atenção Básica à Saúde para pessoas que vivem nas ruas da cidade. Em Aparecida, ele foi implantado em 2012 e atualmente conta com duas equipes que fazem cerca de 500 atendimentos mensais de segunda a sexta-feira em diversos pontos da cidade. Os serviços oferecidos incluem testes rápidos para detectar doenças, vacinação, atendimento médico, psicológico e de pré-natal, aferição de pressão e glicemia, bem como realização de curativos, orientações e encaminhamento para outros dispositivos de saúde.

Aperfeiçoamento profissional constante

A coordenadora de Saúde Mental da SMS, Carolina Sartori, ressalta que o município conta com um Núcleo de Pesquisa em Saúde Mental criado em 2017 que já teve vários artigos publicados, além deste mais recente. “Planejamos compilar todas as produções em um livro para trocar experiências com estudiosos do assunto e divulgar nosso trabalho, além de estimular a produção intelectual dos nossos profissionais e a busca pelo aperfeiçoamento científico constante”, afirma.

Revista de estímulo à ciência

A Revista do Nufen é um periódico acadêmico quadrimestral criado no modo impresso em 2003 e que em 2009 passou a ser eletrônico. Com o objetivo de fomentar e divulgar saberes psicológicos nacionais e internacionais, a publicação mostra o avanço da comunicação científica no campo das ciências sociais e humanas com foco nos temas preferencialmente relacionados aos campos da Psicologia Humanista, Fenomenologia, Existencialismo e Hermenêutica.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)