Coronavírus: confira o que abre e fecha em Aparecida nos próximos 30 dias

Por Allan David

19 de março de 2020

Foto: Rodrigo Estrela

Supermercados, padarias, farmácias, postos de combustíveis, deliverys de comida, bebida e etc, e órgãos públicos municipais de saúde, limpeza e segurança pública seguem funcionando

Começaram a valer nesta quinta-feira (19) as medidas anunciadas ontem pela Prefeitura de Aparecida para conter a propagação do novo coronavírus na cidade. As ações buscam evitar a aglomeração de pessoas, com o intuito de impedir a contaminação em massa com a doença.

Grande parte dos estabelecimentos comerciais tem de fechar as portas a partir de hoje. O Procon Municipal vai fiscalizar os comércios que devem paralisar suas atividades e irá redobrar a inspeção de preços de produtos utilizados na prevenção do coronavírus, nos estabelecimentos que continuarão funcionando.

Confira abaixo o que abre e fecha em Aparecida nos próximos 30 dias, em relação ao comércio.

ABREM:

– supermercados (podem limitar a venda de produtos utilizados na prevenção ao coronavírus);

– padarias;

– farmácias;

– postos de combustíveis;

– atividades de delivery (comidas, bebidas e etc).

FECHAM:

– bares;

– restaurantes;

– lojas de rua;

– distribuidoras de bebida;

– shopping centers;

– cinemas;

– feiras populares;

– camelódromos;

– academias;

– clubes recreativos;

– boates;

– arenas;

– exposições;

– casas de espetáculos;

– anfiteatros;

– shows;

– museus;

– bibliotecas.

Um decreto municipal assinado pelo prefeito em exercício, Veter Martins, traz determinações também relacionadas à prestação do serviço público, a excursões na cidade e cerimônias religiosas. O gestor municipal ordenou o contingenciamento de R$ 50 milhões para reforçar os serviços da saúde pública em Aparecida relacionados à prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). Ficou definido assim, também para os próximos 30 dias:

– Concessão de férias compulsórias para servidores que estão nos grupos de risco;

– Escalonamento de equipes nos órgãos públicos municipais que continuarão funcionando;

– Ampliação das competências dos órgãos fiscalizadores do município.

SEGUEM ABERTOS:

– órgãos públicos municipais que prestam serviços essenciais (saúde, limpeza e segurança pública).

FECHAM:

– órgãos públicos municipais que prestam serviços não essenciais.

FICAM PROIBIDOS:

– a permanência de mais de 8 pessoas nas salas de velórios de funerárias e de cemitérios;

– quaisquer eventos em áreas comuns de condomínios.

FICAM SUSPENSOS:

– cultos, missas, reuniões e quaisquer outras atividades religiosas;

– excursões (turísticas ou não);

– campeonatos esportivos de qualquer natureza (oficiais ou não);

– entrevistas coletivas;

– estágios (exceto para estudantes de medicina e enfermagem que estão no último período);

– visitas domiciliares de agentes comunitários de saúde que estão nos grupos de risco (eles receberão férias ou serão remanejados para atividades administrativas);

– visitas hospitalares e em comunidades terapêuticas e abrigos;

– atendimento presencial na Central de Regulação (Pró-reg).

SE VOCÊ SUSPEITAR QUE ESTÁ COM CORONAVÍRUS:

– Tem sintomas leves de gripe? Ligue para 0800-646-1590 (será agendada uma consulta para ser feita dentro de 48h);

– Tem febre e dificuldade para respirar? Busque atendimento na UPA Flamboyant, Brasicon e Buriti, Cais Nova Era e Colina Azul.

REGRA PARA ACOMPANHANTES DE PACIENTES:

– Se o acompanhante pertencer a um dos grupos de risco, ele não poderá ficar na unidade de saúde fazendo companhia para o paciente.