Covid: desaceleração de casos possibilita suspensão do escalonamento em Aparecida a partir de segunda-feira,12

Por Rodrigo Augusto

8 de julho de 2021

Por Rodrigo Augusto

8 de julho de 2021

O Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 de Aparecida de Goiânia decidiu nesta quinta-feira, 08, suspender o Isolamento Social Intermitente por Escalonamento Regional a partir da próxima segunda-feira,12. A decisão foi baseada nos dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde, que mostra desaceleração dos casos ativos de Covid-19 na cidade. Nova portaria deve ser publicada nos próximos dias suspendendo o escalonamento e ressaltando as regras que ainda precisam ser seguidas pelos moradores e comerciantes.

O isolamento foi adotado na cidade há 132 dias para frear a disseminação do coronavírus. Divido em fases, o modelo permitiu o funcionamento do comércio em macrozonas e dias alternados.

O comitê local apontou, a partir de dados técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, estabilidade no número de casos ativos para Covid-19 e na ocupação de leitos em UTI’s. O grupo, que conta com participação de representantes de diversos setores da sociedade, destacou que as medidas de prevenção devem continuar sendo cumpridas.

“Com a estabilidade de casos e com a lotação dos leitos de UTI em torno de 60%, estamos avançando mais um passo. Porém, todos devem continuar adotando medidas preventivas como uso da máscara, lavar as mãos com frequência e, sobretudo, não promover aglomerações”, aponta o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha.

Ainda de acordo com o prefeito, a fiscalização segue normalmente para evitar que as medidas sanitárias sejam descumpridas no município. “Nossos fiscais estarão nas ruas, nos comércios para fazer cumprir o que diz a legislação. Precisamos que todos entendam este momento e colabore, a pandemia ainda não acabou”, sublinha.

Gustavo lembra que o escalonamento manteve a economia ativa e evitou milhares de demissões. O prefeito agradece os comerciantes pela compreensão em um momento difícil para todos “Agradeço a todos que colaboram com o escalamento regional e clamo que continuem seguindo as medidas sanitárias e se vacinando” , finaliza.

O secretário municipal de Saúde e presidente do comitê, Alessandro Magalhães, reforça que o comitê decidiu suspender o escalonamento com baseado em indicadores que apontam desaceleração da doença. “O município de Aparecida se encontra no cenário verde – risco baixo – desde o dia 27 de abril. Há seis semanas nossas taxas de ocupação estão mantidas estáveis, assim o comitê definiu pela suspensão”.

Testagem em massa

Desde o início da pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida realiza a testagem em larga escala. Os casos positivos de Covid-19 são monitorados pelo serviço de telemedicina do município diariamente. Até o momento, já foram realizados mais de 300 mil testes do tipo RT-PCR que é o mais preciso para detectar a doença.

Vacinação

Aparecida já aplicou mais de 230 mil doses de vacinas contra Covid-19. A cidade imuniza todos os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde , conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI). No momento, além desses grupos são vacinadas as pessoas a partir dos 40 anos de idade.

Para atender a demanda, a SMS montou dois postos de vacinação que atendem na modalidade drive-thru e ainda disponibiliza a imunização em cinco UBS’s em diferentes regiões do município.