Crianças ganham brinquedos durante entrega da reforma do Centro de Convivência do Setor Rosa dos Ventos

Por Daniela Ribeiro

22 de outubro de 2018

Por Daniela Ribeiro

22 de outubro de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Crianças ganham brinquedos durante entrega da reforma do Serviço de Convivência do Setor Rosa dos Ventos

Com um brilho diferente nos olhos e um sorriso no rosto. Esta era a expressão das quase mil crianças e adolescentes ao ganharem bolas, bonecas, carrinhos e molas malucas no final da tarde desta segunda-feira, 22. A entrega foi realizada durante a solenidade de inauguração da reforma do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Setor Rosa dos Ventos na Região Leste de Aparecida de Goiânia. A solenidade contou com a presença do prefeito Gustavo Mendanha e da primeira-dama e secretária de Assistência Social licenciada, Mayara Mendanha.

A primeira-dama ressaltou que a secretaria tem trabalhado para atender a população que vive em vulnerabilidade social da cidade, estruturando e equipando os espaços como os SCFV, que tem como função fortalecer o vínculo da criança e do adolescente com sua família, oferecendo alimentação e atividades recreativas, educacionais e esportivas no contra turno escolar. “Os Serviços de Convivência têm como proposta ser uma extensão do trabalho pedagógico desenvolvido pelas escolas, com profissionais capacitados para atender a todos, ofertando serviço de excelência, atendendo da melhor forma as famílias de cada região”, sublinhou.

Aparecida de Goiânia conta hoje com 13 unidades de convivência onde mais de 1,5 mil crianças de cinco a 17 anos, que recebem a atenção necessária da secretaria. Nos Centros os alunos contam, além do apoio pedagógico, com apoio psicológico e realizam atividades como aulas de natação, futebol, música e recreação, dentre outras, ocupando o tempo ocioso em que elas não estão nas escolas. “Reformamos a unidade do Jardim Riviera e agora estamos entregando esta segunda reforma e atenderemos ainda mais crianças, dando amparo para as mães e pais. E estou muito feliz de poder estar aqui hoje entregando esse benefício”, pontuou Mayara Mendanha.

A equipe técnica do SCFV é formada por assistentes sociais, pedagogos e psicólogos que atendem de forma eficiente toda a comunidade. “A reforma foi possível por meio da parceria com a iniciativa privada que se sensibilizaram com os trabalhos realizados pela Secretaria de Assistência Social. E vamos levar a reforma para todas as outras unidades de SCFV. Desta forma atenderemos mais pessoas”, destacou a primeira-dama.

Cauã Gonçalves da Silva de 11 anos estava ofegante de tanto brincar nos novos equipamentos do playground da unidade. Ele contou que todos os dias ele vai para o SCFV do Setor Rosa dos Ventos onde recebe ajuda nas tarefas de casa e também brinca e joga bola na quadra. “Eu gosto muito daqui, de praticar esportes e brincar. Melhor do que ficar em casa ou na rua sem fazer nada”, contou ele que cursa o 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Nova Olinda. A manicure Ana Paula Souto prestigiou a solenidade de entrega da reforma e disse que a filha, de 10 anos, gosta muito do local. “A Natália adora os passeios para os clubes”.

O prefeito Gustavo Mendanha ressaltou em seu discurso que está trabalhando para levar os benefícios para o Rosa dos Ventos. “Esta é uma região carente, mas que tem um povo muito batalhador. E quero dizer aqui para vocês que meu objetivo é estar sempre aqui inaugurando obras importantes para a população como esta do Serviço de Convivência que foi todo reformado e ampliado para melhor atender as crianças e suas famílias. Já informo em primeira mão que vou atender ao pedido de uma moradora e implantar aqui uma praça com Academia Aberta e quero em breve, trazer o asfalto”, comunicou o gestor.

Os brinquedos entregues às crianças da região do Setor Rosa dos Ventos foram adquiridos por meio de parcerias em uma iniciativa das Secretarias de Assistência Social e Comunicação. “Nosso objetivo foi o de levar um sorriso ao rosto das crianças carentes do município”, ressaltou a secretária executiva de Comunicação, Ana Clara Dias. Os irmãos Thiago Augusto de 8 anos e Maria Eugênia de 03 anos eram só a felicidade com a mola e bola nas mãos. “Gostei muito da bola”, disse a pequena Maria Eugênia ao posar para a foto com o prefeito Gustavo Mendanha no final da solenidade.

Presenças – Participaram da solenidade o secretário Interino de Assistência Social, José Nelis, o secretário de Administração, Carlos Moreira e os vereadores Hilário Giacometi, Rosildo Manoel e Almeidinha.