Dados sobre mortes no trânsito norteiam soluções para diminuição da mortalidade no município

Por Frederico Noleto

23 de setembro de 2019

Por Frederico Noleto

23 de setembro de 2019

Foto: Arquivo

A Prefeitura de Aparecida tem um compromisso na criação de soluções para a diminuição da mortalidade no trânsito do município. Por isso foi implantado em julho deste ano o Comitê Intersetorial de Gestão de Dados de Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito de Aparecida. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o objetivo inicial é reunir os principais dados de acidentes de trânsito na cidade e por meio de ações de vigilância tanto de óbitos quanto de acidentes, identificar fatores de risco e os principais pontos de ocorrência de acidentes para implantar ações prioritárias de redução de acidentalidade e da mortabilidade no município. Essas ações foram tiveram destaque durante o 6° Fórum Goiano de Mobilidade Urbana e Trânsito: cidade para pessoas e do 6° Seminário de Saúde Pública e Trânsito, que aconteceu na última quinta-feira (19) em Goiânia.

O resultado dessa pesquisa deu origem a um trabalho que foi apresentado como comunicação oral pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Luzia dos Santos Oliveira. Ela explica que para reunir todos os números resolveu-se criar um padrão de notificação que ajudasse a traçar o perfil das vítimas atendidas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do município. Os dados analisam idade, sexo, perfil da vítima (condutor, passageiro, pedestre, ciclista), tipo de veículo (carro, motocicleta, caminhão, ônibus, bicicleta) e também o bairro e o endereço do acidente. “Os acidentes de trânsito (AT) são um fenômeno que vem impactando a sociedade e havia uma dificuldade em mensurar a real magnitude desses eventos pois os dados sobre as vítimas encontravam-se dispersos em diversos sistemas de informação. A criação do Comitê promove um mapeamento e o cruzamento de todos esses dados para a formulação de políticas públicas que promovam a diminuição do número de vítimas” – explica a coordenadora.

O projeto teve início em junho de 2018, inicialmente implantado apenas na UPA Flamboyant e depois, em julho de 2019, foi estendido às outras duas UPAs. Entre junho de 2018 e maio de 2019 foram notificados 126 casos envolvendo vítimas de acidentes de trânsito. Desde julho de 2019, quando iniciou-se a compilação de dados nas três unidades, foram registrados 506 vítimas de acidentes de trânsito. Desse total, 36% estava classificado na faixa etária entre 20 e 29 anos, 65% eram do sexo masculino, 82% deles eram condutores e 11% passageiros, em 82% dos casos o veículo utilizado foi motocicleta e 9% automóvel. Daiane Caparroz, técnica responsável pelo comitê, explica que a UPA Brasicon notificou 209 casos (41%), a UPA Buriti Sereno 244 (48%) e a UPA Flamboyant 53 notificações (10%).

“Os bairros com maior frequência foram Setor Santa Luzia (31), Setor Serra Dourada (12), Jardim Bela Vista (11) e os bairros da região do Garavelo (10). As vias com maior frequência foram Avenida Independência (12), Rodovia BR-153 (11), Avenida Bela Vista (7), Avenida São Paulo (6) e Anel Viário (5). Cerca de 26% dos bairros e 20% das vias ficaram com o campo em branco e/ou não informado. Aproximadamente 14% das vítimas se acidentaram em bairros pertencentes a Goiânia.

Conclusão: Com dados significativos, faz-se necessário o fortalecimento das notificações e qualificação dos dados. O monitoramento das vítimas dos acidentes de trânsito atendidas nas UPAS, permite vislumbrar a magnitude dos acidentes no município, bem como identificar bairros e vias com maior frequência, podendo subsidiar ações e planejamento para intensificação do trabalho intersetorial nesses locais” – completa Daiane.

A Semana Nacional de Trânsito de Aparecida ocorre desde o dia 18 e segue até o dia 25 de setembro. O objetivo da semana é justamente o da preservação da vida e redução dos acidentes. As atividades tiveram início com uma marcha pela vida e foram realizadas ainda blitzen educativas , passeio ciclístico e no dia 25, será realizada a última blitz, às 8h, na Avenida Igualdade.