Defesa Civil de Aparecida é referência para outros municípios goianos

Por Rafael Freitas

12 de março de 2019

Foto: Rodrigo Estrela

O prefeito Gustavo Mendanha recebeu na manhã desta terça-feira, 12, na sede da Prefeitura de Aparecida, o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Senador Canedo, José Wilson Dias Paranaguá, para alinhar parceria com a Defesa Civil de Aparecida de Goiânia. Participaram da reunião o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Everson, e o superintendente de Proteção e Defesa Civil, Juliano Cardoso.

A Defesa Civil de Aparecida – que é referência em Goiás em ações preventivas e monitoramento de áreas que apresentam situações de risco – é modelo para a criação da Defesa Civil de Senador Canedo, que está em fase de estudo para implantação. “Nossa Defesa Civil está preparada para orientar equipes de outros municípios naquilo que for necessário. Aparecida é hoje referência em procedimentos e ações de proteção e  prevenção a desastres, tendo em vista a competência e profissionalismo de nossos agentes, que trabalham diariamente em serviços operacionais de monitoramento, vistorias e educação preventiva”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha.

O superintendente de Proteção e Defesa Civil de Aparecida, Juliano Cardoso, salientou a necessidade de parceria entre os órgãos das duas cidades, para uma prevenção mais efetiva. “As Defesas Civis devem trabalhar unidas em prol da prevenção de tragédias naturais e outras situações de risco. Portanto, a Defesa Civil de Aparecida vê de forma muito positiva a criação da Defesa Civil de Senador Canedo, visto que em caso de um acidente de grande proporção, o órgão deve auxiliar o município que apresentar necessidade emergencial”, disse.

Na reunião, o secretário José Wilson Dias Paranaguá, de Senador Canedo, também abordou a relevância desta parceria entre as duas cidades da região metropolitana. “Nós implantamos a lei de criação da Defesa Civil e estamos em Aparecida trocando informações e experiências para que possamos criar, em nosso município, uma Defesa Civil de qualidade. É fundamental essa troca de conhecimento para que possamos ter uma equipe preparada para trabalhar em ações de prevenção e atuar também situações de emergência”, concluiu o secretário.