Delegados da PC elogiam videomonitoramento implantado em Aparecida

Por Rodrigo Augusto

16 de dezembro de 2020

Foto: Rodrigo Estrela

Na tarde desta quarta-feira,16, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, recebeu em seu gabinete na Cidade Administrativa um grupo de servidores da Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO). Durante a visita, o gestor municipal destacou os investimentos realizados pela administração em segurança e apresentou aos visitantes a estrutura e funcionalidade do Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) onde agentes de diversas forças de diferentes corporações monitoram a cidade em tempo real com auxílio de centenas de câmeras de videomonitoramento.

Gustavo apresentou ao gerente de gestão e finanças da PCGO, delegado Reinaldo Koshiyama, a delegada titular da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), Mayana Rezende, e a outros técnicos da instituição todo complexo que compõe o CIT. “Essa tecnologia facilita o trabalho das forças de segurança. Aqui, estão trabalhando em conjunto a Polícia Militar, nossa Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente e SMTA. Com uso da tecnologia, estamos conseguindo bons resultados no combate à violência em nossa cidade”, pontuou.

Parceria

O trabalho que integra as forças de segurança foi definido pelo prefeito como “fundamental” para o “bem dos aparecidenses”. Mendanha disse a comitiva que Polícia Civil e prefeitura podem potencializar o trabalho com o compartilhamento de informações. “Imagine toda essa estrutura tendo à disposição informações repassadas pela Polícia Civil. Dessa forma, vamos atender ainda melhor nossa população”, enfatizou.

A tecnologia empregada no projeto ‘Olhos de Águia’ permite, entre outras ações, a identificação e o monitoramento de veículos furtados ou roubados. Também é possível reconhecer foragidos da justiça por meio de identificação facial. “Quando estivermos operando com 100% da capacidade teremos 2.650 câmeras em pleno funcionamento”, anunciou o prefeito.

A comitiva, que elogiou o projeto, se colocou à disposição para iniciar tratativas entre Prefeitura de Aparecida e Governo de Goiás. “Isso tudo é revolucionário para a segurança pública”, disse a titular da DEIC. “Vamos levar ao conhecimento do delegado-geral, Odair Soares, e convidá-lo a também conhecer esse projeto”, afirmou o delegado Reinaldo Koshiyama. “Será um prazer recebê-lo”, disse Gustavo em agradecimento.

Homenagem

Ainda nesta quarta-feira, o prefeito Gustavo Mendanha recebeu da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) de Aparecida a braçadeira de Patrulheiro Honorário da corporação. “O prefeito Gustavo, que é acima da média, tem um olhar diferente para a segurança pública. Ele já nos ajudou com a doação de um terreno para construção do nosso batalhão, pavimentação do estacionamento da unidade e outras ações. Nada mais justo que essa deferência e entrega da homenagem”, justificou o Major Antônio Carlos Morais que estava acompanhado pelo capitão João Júnior, sargento Custódio e soldado Vinícius.

CPE Aparecida homenageia prefeito Gustavo Mendanha com braçadeira de Patrulheiro Honorário (Foto: Rodrigo Estrela)