Dia do Aposentado é celebrado com atendimentos de saúde e palestras em Aparecida

Por Solange Araújo

21 de janeiro de 2020

Por Solange Araújo

21 de janeiro de 2020

Foto: Claudivino Antunes

O Fundo de Previdência dos Servidores do Município de Aparecida de Goiânia (AparecidaPrev) realizou na manhã desta terça-feira, 21, uma programação especial em alusão ao Dia do Aposentado. Marcaram presença no evento o vice-prefeito Veter Martins, o presidente do AparecidaPrev, Adriano Montovani, a secretária de Trabalho, Márcia Tinoco e diretora do Ambulatório Municipal, (Amag), Elisângela Moura.

Na oportunidade, foram ministradas duas palestras sobre atividades físicas para a terceira idade e educação financeira. Além disso, foram oferecidos atendimentos variados, como exames de oftalmologia, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e entregas de mudas.

“Toda a programação de hoje foi pensada em dar reconhecimento aqueles que lá atrás acreditaram em Aparecida e ajudaram a construir a cidade que hoje é umas das mais importantes do país. Espero estar aqui com vocês nos próximos anos para comemorarmos essa data especial”, destacou Veter Martins.

Adriano Montovani, recentemente empossado na presidência do AparecidaPrev, também destacou a importância dos servidores aposentados para o desenvolvimento da cidade. “Decidimos comemorar essa data para também estreitar o relacionamento entre o servidor aposentado e o nosso Instituto, que é a casa de vocês. Aparecida é um cidade com desempenho previdenciário, vocês são prova disso, e vamos crescer muito mais em desenvolvimento”.

A aposentadoria é um direito de todo brasileiro que trabalha com vitalidade e contribui com o desenvolvimento da cidade e do país. Arlete Maria Botega, 60 anos, que é técnica de enfermagem aposentada, sublinhou a importância da aposentadoria para o idoso. “Pedi minha aposentadoria para eu ter melhor condições de vida e tempo com minha família. Trabalhei muito, realizei muito enquanto profissional e contribui com minha parte”, ressaltou.

A professora aposentada Maria Leda Coelho de Menezes, comparece todos os anos à comemoração, e parabenizou o evento do AparecidaPrev. “Gostaria de parabenizar o AparecidaPrev por essa consideração ao aposentado. Esse é o caminho, a valorização daqueles que já trabalharam, e já fizeram muito”.

Atividades físicas na terceira idade – Segundo a fisioterapeuta Mirelly Guimarães os benefícios da prática de atividade física na terceira idade são variados e incluem melhoria do bem-estar geral, da saúde física, previne e diminui problemas cardiovasculares e pulmonares, melhora a qualidade do sono, auxilia no controle da diabetes, melhora da postura e equilíbrio e também auxilia no fortalecimento e flexibilidade muscular.

“São várias modalidades e o ideal é escolher a atividade que mais agrada, motive, e que gere mais qualidade de vida e bem-estar. Lembrando que quanto mais ativa uma pessoa for, menos limitações físicas ela tem”.

AparecidaPrev – É uma autarquia municipal, criada em 2005 pela Lei Complementar nº 010, que tem como função a gestão administrativa, jurídica e financeira do Regime Próprio de Previdência Social de Aparecida. Foi criado com o objetivo de assegurar meios de subsistência nos casos de invalidez, doença, acidente em serviço, idade avançada, reclusão e morte; e proteção à maternidade e à família aos servidores titulares de cargos efetivos na administração municipal e também aos seus dependentes.