Dia Internacional da Enfermagem em Aparecida celebra a importância da profissão

15 de maio de 2019

Por Frederico Noleto

15 de maio de 2019

No último domingo (12) foi comemorado em todo o mundo o Dia Internacional da Enfermagem e na próxima segunda-feira (20) comemora-se o dia do profissional técnico de enfermagem. Em Aparecida, a Secretaria de Saúde prepara uma programação especial para celebrar a importância da profissão e homenagear a categoria que tanto se compromete com a saúde e a qualidade de vida das pessoas. A data será celebrada nesta quinta-feira (16) no auditório do Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) durante todo o dia, com palestras sorteios de brindes.

“A profissão de enfermeiro é de extrema importância para a manutenção e o resgate da qualidade de vida das pessoas em momentos sensíveis e vulneráveis. Nosso trabalho por um atendimento cada vez mais humanizado passa pela valorização desses profissionais. Precisamos prestigiar cada vez mais esses verdadeiros anjos da vida real”, pontua o prefeito Gustavo Mendanha.

O secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, lembra que Aparecida tem se desdobrado para dar um salto na qualidade do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de investimentos em infraestrutura, tecnologia, gestão e pessoal. “A valorização dos profissionais da saúde é premissa básica deste projeto de tornar o atendimento em nossas unidades de saúde cada vez mais humanizado. É claro que os enfermeiros são peça-chave neste projeto. Temos o compromisso de valorizar cada vez mais o trabalho realizado por cada um dos mais de 500 profissionais de enfermagem que atuam no município, entre enfermeiros e técnicos”, completa.

Comemoração

O Dia Internacional da Enfermagem foi estabelecido em 1974, por meio do Conselho Internacional de Enfermeiros, em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, uma jovem que ganhou notoriedade durante a guerra da Crimeia, por conta de sua atuação intermitente e pelo hábito de atender aos feridos de guerra também durante o período noturno. Após a guerra, Florence fundou a Escola de Enfermagem do Hospital St. Thomas, que se tornou a primeira escola secular de enfermagem do mundo, integrando mais tarde a King’s College de Londres.

Serviço:

Assunto: Comemoração do Dia Internacional do Enfermeiro

Data: 16 de maio (quinta-feira)

Horário: das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Temas: Saúde mental do profissional de enfermagem e Emergências no adulto.

Local: Auditório do HMAP (Av. V-005, 365 a 431, Cidade Vera Cruz).