“É importante que todos sejam imunizados”, alerta secretário de saúde de Aparecida

Por Frederico Noleto

17 de outubro de 2019

Por Frederico Noleto

17 de outubro de 2019

Foto: Arquivo

Nesta quinta-feira (17) comemora-se o Dia Nacional da Vacinação e a Prefeitura de Aparecida tem 27 postos permanentes de imunização no município. A Secretaria Municipal de Saúde alerta para que todos mantenham o cartão de vacinação em dia e assim evitar o sarampo, rotavírus meningite, febre amarela, poliomielite, hepatite, tétano e outras.

No próximo sábado (19), por exemplo, será o Dia D de Mobilização Contra o Sarampo e a rede municipal de saúde preparou 30 unidades para suprir a demanda. Apesar de Aparecida ainda não ter confirmado nenhum caso da doença no município, é possível garantir a prevenção. “Nossas equipes foram orientadas sobre como proceder diante de casos suspeitos. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção. Por isso pedimos que todas as crianças entre 6 meses e até 5 anos de idade sejam imunizadas nesta primeira fase da campanha”, explica o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães.

Segundo ele, a eficácia da imunização pode ser facilmente comprovada pela erradicação da varíola e a eliminação de doenças como poliomielite, rubéola e síndrome da rubéola congênita de nosso país. “Após o início das campanhas de vacinação no país que reduzimos a circulação de agentes patógenos responsáveis por doenças como difteria, tétano e coqueluche. Mas devemos ficar atentos pois até mesmo doenças que já haviam sido exterminadas de nosso país estão voltando, como o sarampo. Portanto, é importante que todos sejam imunizados dentro dos prazos e faixas etárias indicados”, destaca.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Vânia Camargo, lembra que o Programa de Imunização de Aparecida oferece 17 tipos de vacinas à população, seguindo as recomendações e o Calendário Nacional de Vacinação. As vacinas estão disponíveis durante todo o ano nos 27 postos espalhados pela cidade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30; além das campanhas anuais específicas contra doenças como o sarampo, a gripe, a raiva e o HPV. “As vacinas são a melhor forma de prevenção contra diversos tipo de doenças e suas sequelas, como surdez, cegueira, paralisia, problemas neurológicos”, acrescentou.

As vacinas ofertadas pelo Programa Nacional de Imunização são seguras, devidamente registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e passam por rígido processo de avaliação de qualidade pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fundação Oswaldo Cruz. Segundo os órgãos responsáveis, bastam apenas algumas gotinhas ou uma pequena agulhada para receber a proteção.

O Brasil é um dos países que oferece o maior número de vacinas à população, disponibilizando mais de 300 milhões de doses anuais de imunobiológicos, entre vacinas, soros e imunoglobulinas. Os idosos precisam se proteger contra gripe, pneumonia e tétano, e as mulheres em idade fértil devem tomar vacinas contra rubéola e tétano, que, se ocorrerem enquanto elas estiverem grávidas (rubéola) ou logo após o parto (tétano), podem causar doenças graves ou até a morte de seus bebês.