Educação de Aparecida abre período de inscrições para matrículas 2021

Por Felipe Fulquim

3 de dezembro de 2020

Foto: Claudivino Antunes

Inscrições para novatos do Ensino Fundamental em escolas e emeis acontecem de 7 a 11 e de 14 a 18 para vagas em Cmeis em turmas da Educação Infantil

O período de inscrição para novos alunos da Rede Municipal de Educação de Aparecida inicia-se na próxima segunda-feira, 07, a partir das 8h00. Para 2021, serão disponibilizadas cerca de 2,5 mil vagas para a Educação Infantil e 6 mil para o Ensino Fundamental. As inscrições serão realizadas em duas etapas e exclusivamente pelo site www.aparecida.go.gov.br ou pelo aplicativo Matrícula Aparecida, que pode ser baixado na loja virtual Play Store. Os interessados que abrirem o site ou o aplicativo antes do horário estipulado devem atualizar o sistema exatamente às 8h para poder acessar os formulários de inscrição.

Na primeira etapa, que segue de 7 a 11 de dezembro, serão recebidas inscrições apenas para quem deseja matricular-se nas turmas de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental nas Escolas Municipais, no período matutino ou no vespertino, e de 1º ao 5º nas Escolas Municipais de Educação Integral (Emei).

Na segunda etapa, que acontecerá de 14 a 18 de dezembro, serão recebidas inscrições somente para os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), para turmas do berçário à pré-escola e para os Agrupamentos IV e V, que serão ofertados nas Escolas Municipais de período parcial, em turnos do matutino ou do vespertino.

Já as inscrições para as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) não serão realizadas pelo site, mas seguirão abertas nas escolas e sem data prevista de encerramento. No momento, a modalidade EJA 1, que envolve conteúdos de 1º ao 5º ano, é oferecida na Escola Municipal Camila Scaliz, Setor Expansul, e na Escola Municipal Mônica Tomaz, Bairro Independência. De acordo com o setor de matrículas da Secretaria de Educação, as turmas são montadas de acordo com a demanda de cada região escolar e os interessados devem procurar a unidade educacional mais próxima de sua residência.

Inscrições – Para fazer a inscrição, os pais ou responsáveis devem ter em mãos os seguintes dados da criança: endereço completo com CEP, número da Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade ou CPF (preferencialmente). Além disso, devem informar o nome da mãe e, no caso dos beneficiários do Programa Bolsa Família, informar o número do cartão do benefício.

Pessoas com dificuldades de acesso à internet ou que necessitarem de auxílio para fazer a inscrição no sistema podem procurar as secretarias das unidades escolares no horário regular de funcionamento da rede (7h às 11h30 e 13h às 17h), onde serão auxiliadas a efetuar a inscrição. Para isso, é necessário ter em mãos toda a documentação mencionada nesta matéria.

No ato da inscrição, o sistema de matrículas da Secretaria de Educação informará se a vaga solicitada foi disponibilizada ou se foi encaminhada ao Cadastro de Reserva. Se confirmada a disponibilidade da vaga, os pais ou responsáveis devem procurar a secretaria da unidade escolar selecionada até 18 de dezembro, portando cópias simples dos documentos informados no ato da inscrição, junto com os documentos originais, para efetivar a matrícula.

Dúvidas sobre qualquer etapa do processo poderão ser sanadas pelo telefone da Central de Matrículas, no número 3545-5949.

Rematrículas – A pasta da Educação finalizou na última sexta-feira, 04, o período de confirmação de matrícula para os alunos da casa. O prazo para renovação seria até o dia 27 de novembro, mas foi prorrogado em mais uma semana com o objetivo de dar oportunidade aos pais que não conseguiram comparecer às unidades escolares dentro do tempo estabelecido. De acordo com os dados da Central de Matrículas, cerca de 30 mil alunos da rede tiveram suas matrículas confirmadas para o ano letivo de 2021.

A Secretaria de Educação informou que vagas em Escolas Municipais de Educação Integral (Emei) e em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), unidades educacionais onde a criança é assistida em período integral, as matrículas são disponibilizadas seguindo regramento de lei municipal específica, que estabelece os pré-requisitos para a obtenção da vaga como, por exemplo, a participação da criança no Programa Bolsa Família do Governo Federal.