Educação de Aparecida abre período de renovação de matrículas para 2021

Por Felipe Fulquim

16 de novembro de 2020

Por Felipe Fulquim

16 de novembro de 2020


Foto: Claudivino Antunes

Período de renovação de matrícula ocorre até o próximo dia 27 nas escolas e cmeis do município, já as inscrições das novas vagas para 2021 serão abertas dia 7 de dezembro

O período de renovação de matrículas para os alunos veteranos das escolas da Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia foi iniciado nesta segunda-feira, 16, e segue aberto até o próximo dia 27. De acordo com a Central de Matrículas da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (Semect), os pais e os responsáveis pelas crianças matriculadas em Escolas, Emeis e Cmeis já estão sendo contactados para comparecer às unidades educacionais e assegurar a vaga do filho para o ano letivo de 2021.   

No caso de alunos em transição do agrupamento V (pré-escola) para o 1º ano do Ensino Fundamental, no ato de renovação da matrícula, o pai ou o responsável deverá indicar três escolas municipais de período parcial que estejam localizadas na mesma região do cmei de origem da criança. Com essa informação, o sistema de matrículas da Semect irá realizar a busca pela vaga e alocar o aluno numa das escolas selecionadas, considerando o CEP informado e priorizando a relação de proximidade entre a unidade escolar e a residência indicada. 

As 114 unidades educacionais do município estão distribuídas em 19 regiões, englobando escolas, cmeis, emeis e entidades conveniadas. De acordo com a coordenação da Central de Matrículas, o remanejamento dos alunos do agrupamento V para o 1º ano será sempre para escolas dentro de uma mesma região e os familiares que, por alguma razão, tenham a necessidade de migrar de uma região para outra, deverá comparecer à escola para fazer a atualização do endereço e informar no sistema o novo CEP do estudante.  

A Semect explica ainda que nenhuma criança, que sair da pré-escola para o primeiro ano, será encaminhada automaticamente para as unidades que oferecem o ensino em tempo integral. As vagas em Emeis, assim com ocorre no caso dos Cmeis, onde a criança passa o dia inteiro aos cuidados da escola recebendo conteúdo das disciplinas e atividades recreativas, são disponibilizadas seguindo regramento de lei específica, que estabelece pré-requisitos como, por exemplo, a participação da criança no Programa Bolsa Família do Governo Federal.    

Já a inscrição para matrículas de alunos novatos na rede municipal de Aparecida está prevista para acontecer durante o mês de dezembro. De 7 a 11 de dezembro, para quem busca vagas nos agrupamentos IV e V da Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecidas nas escolas municipais de tempo regular. E de 14 a 18 de dezembro para os interessados em matricular o filho em Emeis e Cmeis, que são unidades educacionais de tempo integral. As inscrições serão disponibilizadas no www.aparecida.go.gov.br e no aplicativo Matrícula Aparecida, que pode ser baixado no Play Store.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)